Estação Suzano recebe projeto Ateliê de Memória e Narrativa

Nesta quinta (7), voluntários vão escrever e enviar cartas com fotografia do remetente, gratuitamente, para amigos e familiares distantes

qua, 06/06/2018 - 19h52 | Do Portal do Governo

Nos tempos digitais em que vivemos atualmente, é raro encontrar pessoas que ainda se comunicam por cartas. A tradicional prática se tornou quase obsoleta na era da tecnologia. Por outro lado, escrever à mão para se comunicar com pessoas queridas, hoje, é também uma demonstração de amor e carinho.

Para manter a tradição viva, além de ajudar quem não tem acesso aos recursos mais modernos, o Coletivo Estopô Balaio criou o projeto Ateliê de Memória e Narrativa, em que voluntários escrevem e enviam cartas de usuários para amigos e familiares distantes.

Nesta quinta-feira (7), das 11h às 12h30, o projeto atende o público na Estação Suzano, Linha 11-Coral, incluindo a fotografia dos remetentes para enviar junto da carta. Quem passar pelo local poderá ter suas histórias, sentimentos e recados registrados e enviados a alguém de sua escolha.

A iniciativa é inspirada no filme Central do Brasil, do cineasta Walter Salles, em que a personagem Dora (Fernanda Montenegro) escrevia cartas para pessoas necessitadas que passavam pela Estação Central do Brasil e viam nelas a oportunidade de matar a saudade de seus entes queridos.

Mais do que escrever cartas, entretanto, os integrantes do Coletivo Estopô Balaio chegam com o coração aberto, dispostos a ouvir as histórias daqueles que tem amigos e parentes distantes ou, simplesmente, desejam fazer uma declaração para a mãe, o pai, ou um grande amor.

Sem nenhum tipo de censura ou restrições, as cartas serão enviadas para qualquer local, do Brasil ou mundo, retratando qualquer tema, anseio ou pedido de ajuda.