Estação São Caetano recebe ação de saúde nesta sexta (23)

Das 13h às 16h, usuários poderão aferir a pressão arterial gratuitamente e esclarecer dúvidas sobre o uso correto de medicamentos

sex, 23/11/2018 - 11h09 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (23), a Estação São Caetano, na Linha 10-Turquesa, recebe ação de saúde que tem o objetivo de orientar os usuários sobre os riscos da hipertensão.

Das 13h às 16h, os usuários poderão aferir a pressão arterial gratuitamente e esclarecer dúvidas sobre o uso correto de medicamentos com um farmacêutico.

A hipertensão é uma doença crônica, que não tem cura, mas que pode ser tratada e controlada. Ela acomete um quarto da população brasileira e é a responsável por cerca de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Ela acontece quando os níveis da pressão sanguínea nas artérias está elevado, fazendo com que o coração tenha que realizar um esforço maior para distribuir o sangue pelo corpo.

Os principais sintomas incluem dores na cabeça, no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

A única maneira de diagnosticar o problema é aferindo a pressão regularmente. Pessoas acima de 20 anos devem realizar a medição uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, a avaliação deve ser realizada no mínimo duas vezes ao ano.

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.