Estação Santo André tem ação de conscientização sobre LER

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, cerca de 3,5 milhões de trabalhadores no Brasil sofrem das chamadas Lesões por Esforço Repetitivo

qua, 27/02/2019 - 16h52 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (28), quem passar pela Estação Santo André, na Linha 10-Turquesa, poderá participar da ação de conscientização sobre as LER/DORT, como são conhecidas as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Das 5h às 9h, cerca de 30 profissionais esclarecerão dúvidas dos passageiros. Além de banners e faixas informativas, haverá distribuição de folhetos.

O evento homenageia o Dia Internacional de Combate às LER/DORT, síndrome formada por doenças como tendinite, bursite, tenossinovite, entre outras, que causam inflamação, podendo alterar o funcionamento da região afetada. Dentre as principais causas está o esforço excessivo imposto ao musculoesquelético.

Segundo a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), no Brasil, cerca de 3,5 milhões de trabalhadores foram diagnosticados com o distúrbio, que tornou-se um dos principais motivos de afastamento do ambiente de trabalho.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Santo André com a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora e conta com apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros.