Estação República tem exposição de arte feita com tecidos descartados

Por meio de instalações em cubos de ferro, artistas convidam observador a refletir sobre o consumo

seg, 13/05/2019 - 16h31 | Do Portal do Governo

A Estação República, da Linha 3-Vermelha do Metrô, recebe até 31 de maio a exposição “Focus Design Vision”, promovida pelo Instituto Focus Têxtil. Com obras confeccionadas a partir de tecidos descartados, os artistas expoentes – Alexandre Hebert, Eva Soban, Lidia Lisboa e Renato Dib – convidam o observador, por meio de instalações em cubos de ferro de 2,5 metros, a uma reflexão sobre o consumo consciente.

O cearense Alexandre Hebert utiliza a tecelagem como matriz de suas obras, valendo-se de influências do design, do artesanato e da moda, e desenvolvendo oficinas em comunidade locais. Eva Soban é formada em sociologia e política e já expôs em países sul-americanos e na Europa.

Renato Dib desde 1995 já se apresentou na Dinamarca, Espanha e Alemanha. Já a paranaense Lidia Lisboa já recebeu os prêmios Maimeri 75 anos (em 1998) e o II Prêmio Nacional de Expressões Culturais afro-brasileiras (2012).

A curadoria da mostra é do Instituto Focus Têxtil, que busca contribuir para o desenvolvimento social de comunidades pelo País a partir do apoio a profissionais das áreas têxtil e de moda, incentivando o empreendedorismo de novos talentos e a economia criativa como ferramenta para diminuir a desigualdade social.