Estação Pirituba tem vacinação contra a febre amarela

Ação do AMA Pereira Barreto ministrará 500 doses da vacina nesta sexta-feira (27), das 9h às 16h, para usuários da Linha 7-Rubi

qui, 26/04/2018 - 9h39 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (27), a Estação Pirituba, que atende à Linha 7-Rubi, terá campanha de vacinação contra a febre amarela, das 9h às 16h. A ação é do AMA Pereira Barreto, que ministrará 500 doses da vacina para crianças a partir de nove meses até adultos de 60 anos.

Crianças menores de 12 anos precisarão apresentar a carteira de vacinação para receber a dose. A partir desta idade, será necessário só a apresentação de um documento com foto e a carteira do SUS, se tiver. Os usuários maiores de 60 anos passarão por avaliação para verificar se estão aptos a receber a vacina.

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

Febre amarela – é uma doença infecciosa febril causada pela picada de mosquitos contaminados com o vírus. O contato entre pessoas não é um fator difusor. A doença possui dois ciclos de transmissão: o silvestre e o urbano, cujos sintomas são os mesmos. A disseminação é intensificada principalmente em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti. Atualmente, há a presença do ciclo silvestre.

Dentre os principais sintomas estão:

– Início súbito de febre;
– Calafrios;
– Dores no corpo;
– Dor de cabeça intensa;
– Náuseas e vômito;
– Fadiga;
– Fraqueza.

Após a manifestação dos primeiros sintomas, é necessário procurar um médico na unidade de saúde mais próxima, para realizar o diagnóstico. A maioria das pessoas que contraem o vírus apresenta melhora.

Entretanto, cerca de 15% dos infectados desenvolvem a fase crítica da doença. Nesta etapa os sintomas podem incluir febre alta, hemorragia, icterícia e insuficiência de múltiplos órgãos. A vacinação é o principal meio de prevenção.