Estação Pinheiros da CPTM recebe ação de saúde sobre glaucoma

Técnicos em oftalmologia vão realizar exames gratuitos para diagnóstico da doença e dar orientações nesta segunda-feira (27)

dom, 26/05/2019 - 8h16 | Do Portal do Governo

Os passageiros que utilizam a Linha 9-Esmeralda poderão participar de uma ação com foco na prevenção do glaucoma nesta segunda-feira (27), na Estação Pinheiros, na capital paulista. Das 9h às 16h30, técnicos em oftalmologia realizarão, gratuitamente, exame de aferição da pressão intraocular, importante no diagnóstico do glaucoma.

Na ocasião, haverá uma pré-triagem oftalmológica para a aferição. Os técnicos também vão dar orientações sobre saúde ocular, além de esclarecer dúvidas da população.

A ação celebra a campanha Maio Verde, que tem como ponto alto o Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Glaucoma, comemorado em 26 de maio. O glaucoma é uma doença grave que pode causar perda progressiva de visão.

Os sintomas são silenciosos e o diagnóstico precoce, por meio dos exames, é fundamental. Estima-se que 900 mil pessoas são portadoras da doença no Brasil. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a enfermidade é a segunda principal causa de cegueira no mundo.

A ação é uma parceria inédita e inovadora entre o HCLOE (Oftalmologia Especializada) e a CPTM, que juntas buscam alertar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde dos olhos, difundindo a campanha Maio Verde, assunto ainda pouco abordado no País.

A iniciativa é realizada pelo Grupo Opty e conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.