Estação Paraíso tem exposição sobre paternidade ativa

De 15 a 31/05, “Pais presentes: a paternidade ativa na Suécia e no Brasil”, da ONU Mulheres, traz 24 fotos de pais de ambos os países

ter, 15/05/2018 - 14h04 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
A exposição é gratuita e faz parte da Linha da Cultura

Com início nesta terça-feira (15) e duração até o próximo dia 31, a mostra “Pais presentes: a paternidade ativa na Suécia e no Brasil”, da ONU Mulheres, traz 24 fotos de pais brasileiros e suecos exibindo a proximidade com seus filhos durante a infância.

A exposição fica em cartaz na estação Paraíso (Linha 1 e 2) e apresenta o “novo” modo de exercer a paternidade por muitos homens, contrariando a cultura ancestral de que isso era tarefa das mulheres.

Na Suécia, isso começou a mudar em 1974, quando o país adotou a licença licença parental, contribuindo para que os pais também ajudassem as mães na criação dos filhos, já que teriam direito também a se ausentar por um período no trabalho.

O fotógrafo sueco Johan Bävman registrou a interação entre pais e filhos no país escandinavo, enquanto a Embaixada da Suécia no Brasil, em parceria com a ONU Mulheres, promoveu o concurso de fotos Pais Brasileiros.

Este por sua vez sugeria que os pais brasileiros registrassem também sua rotina ajudando a criar seus filhos.

A exposição é gratuita e faz parte da Linha da Cultura. Para conhecer a programação completa, acesse o site: http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx