Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM se prepara para a chegada de duas novas linhas

Linha 13-Jade chega à estação da zona oeste da capital no segundo semestre deste ano; Linha 11-Coral chegará em 2024

sáb, 03/06/2023 - 10h46 | Do Portal do Governo

Os passageiros que precisam se locomover entre as zonas Oeste e Leste da capital paulista terão mais duas opções de mobilidade com a chegada da Linha 13-Jade, via serviço Expresso Aeroporto, e da Linha 11-Coral na Estação Palmeiras-Barra Funda, que hoje atende a Linha 7-Rubi da CPTM. As novas paradas das linhas de trens ampliam as alternativas de transferências no sistema de trilhos e tornam mais rápidas as viagens na rede de transporte público metropolitano.

A partir do segundo semestre deste ano, os passageiros já poderão se beneficiar dos trens do serviço do Expresso Aeroporto (Linha 13-Jade), que chegarão em uma das plataformas da Estação Palmeiras-Barra Funda. Com isso, será possível chegar até a Estação Aeroporto-Guarulhos, fazendo conexão na Estação da Luz, por onde passam também as Linhas 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira, além da Linha 1-Azul e Linha 4-Amarela de metrô.

Já no segundo semestre de 2024, os passageiros também passam a contar com a chegada da Linha 11-Coral na Estação Palmeiras-Barra Funda, o que encurtará a distância entre o Alto Tietê à Zona Oeste. A extensão da Linha 13-Jade para a Estação Palmeiras-Barra Funda possibilitou a implantação dessa estratégia pela Diretoria de Operação e Manutenção da companhia. A ampliação da linha pode diminuir a demanda na Estação Luz e fornecer aos passageiros uma alternativa de chegada às Estações Luz e Brás após a concessão da Linha 7-Rubi para a iniciativa privada.

Andamento das obras e testes de trens

As obras estão a todo vapor, mesmo com a premissa de gerar o menor transtorno possível ao passageiro. Nas plataformas que receberão as composições das linhas já é possível ver as placas indicativas sobre os novos destinos. Durante a madrugada, a estação e o trecho entre a Barra Funda e a Estação Luz se torna um grande canteiro de obras.

Na Linha 13-Jade a atuação no momento é para adaptar a via permanente (trilhos) e a rede aérea para receber os trens da Série 2500, além de adaptações de sinalização entre Luz e Palmeiras-Barra Funda. “Os testes já foram iniciados para que possamos ter mais informações sobre os ajustes que precisam ser feitos para que este modelo, o mais moderno da CPTM, possa chegar até o seu novo destino com rapidez e, principalmente, segurança”, afirma Pedro Moro, presidente da companhia.

Já na Linha 11-Coral, a linha mais movimentada de toda a CPTM, a atuação também se concentra em rede aérea, via permanente e sinalização, mas também na construção de uma nova subestação de energia entre Luz e Palmeiras-Barra Funda. A subestação vai garantir a distribuição da energia para alimentar as composições, após o aumento da circulação no trecho, que atualmente recebe o Serviço 710, que permite viagens entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de baldeação na Estação Brás.

Em agosto de 2021, a CPTM anunciou que a Linha 13-Jade iria chegar até a Estação Palmeiras-Barra Funda. Com valor de R$ 158 milhões, o contrato contempla a elaboração de projeto executivo, fornecimento e implantação dos sistemas. Dentre as atividades contempladas no contrato estão os sistemas de via permanente, rede aérea, sinalização e suprimento de energia.