Estação Osasco tem ação sobre violência contra a mulher

Nesta sexta-feira (29), das 9h às 16h, usuárias das as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda poderão esclarecer dúvidas sobre a questão

qui, 28/03/2019 - 9h19 | Do Portal do Governo

Encerrando o mês de celebração das mulheres, a Estação Osasco, que atende as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, receberá ação de conscientização sobre violência contra a mulher. O evento será nesta sexta-feira (29), das 9h às 16h, na área livre da estação.

Na ocasião, profissionais de saúde vão orientar e esclarecer dúvidas das passageiras em relação à busca dos serviços de saúde e de assistência jurídica e social. Além disso, haverá distribuição de folhetos sobre os tipos mais comuns de violência e a divulgação de locais e serviços oferecidos no município com objetivo de acolher as vítimas.

Segundo dados do Mapa da Violência Contra a Mulher, em 2018 foram noticiados mais de 14 mil casos de violência doméstica no país. O estudo ainda aponta 32.916 notícias de estupro e 15.925 sobre feminicídio. É importante ressaltar que a maioria das agressões foram praticadas por parentes ou companheiros das vítimas.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Osasco e conta com apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção de saúde e bem-estar dos passageiros.