Estação Mauá terá exames de pressão nesta terça (28)

Ação será das 13h às 16h, na unidade que atende Linha 10-Turquesa da CPTM; hipertensão afeta 25% da população

seg, 27/05/2019 - 19h57 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira (28), os passageiros que utilizam a Estação Mauá, que atende a Linha 10-Turquesa, terão a oportunidade de aferir a pressão arterial, das 13h às 16h.

A hipertensão é uma doença crônica que acomete um quarto da população brasileira. Ela ocorre quando os níveis da pressão sanguínea nas artérias estão elevados, fazendo com que o coração tenha que realizar um esforço maior para distribuir o sangue pelo corpo.

Segundo dados do Ministério da Saúde, ela é responsável por cerca de 300 mil mortes por ano no país. Além disso, aproximadamente 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal são decorrentes da hipertensão.

A doença não tem cura, mas pode ser tratada e controlada com medicamentos e alimentação. A única maneira de diagnosticá-la é aferindo a pressão regularmente. Pessoas acima de 20 anos devem realizar a medição uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, o exame deve ser realizado no mínimo duas vezes ao ano.

Ações de saúde

A iniciativa é realizada com apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.