Estação Mauá promove ação de saúde nesta quinta (28) 

Passageiros que utilizam a Linha 10-Turquesa da CPTM poderão medir pressão arterial das 8h às 11h30; hipertensão afeta 1/4 da população

qua, 27/03/2019 - 14h42 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (28), a Estação Mauá, que atende a Linha 10-Turquesa, terá ação de saúde para os passageiros. Quem passar pelo local, das 8h às 11h30, poderá aferir a pressão arterial gratuitamente.

A hipertensão é uma doença crônica que acomete um quarto da população brasileira. Ela ocorre quando os níveis da pressão sanguínea nas artérias está elevado, fazendo com que o coração tenha que realizar um esforço maior para distribuir o sangue pelo corpo.

Segundo dados do Ministério da Saúde, ela é responsável por cerca de 300 mil mortes por ano no país. Além disso, aproximadamente 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal são decorrentes da hipertensão.

A doença não tem cura, mas pode ser tratada e controlada com medicamentos e alimentação.  A única maneira de diagnosticá-la é aferindo a pressão regularmente. Pessoas acima de 20 anos devem realizar a medição uma vez por ano. Se houver hipertensos na família, o exame deve ser realizado no mínimo duas vezes ao ano.

A iniciativa conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção de saúde e bem-estar dos passageiros.