Estação Jardim Romano terá testes rápidos para hepatites B e C, HIV e sífilis

Ação na Linha 12-Safira tem o objetivo de detectar precocemente as enfermidades para que o tratamento seja mais eficaz

qua, 18/09/2019 - 17h24 | Do Portal do Governo

Na próxima quinta-feira (19), os usuários da estação Jardim Romano, da Linha 12-Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), terão à disposição testes rápidos gratuitos de hepatite B e C, HIV e sífilis. A ação busca detectar precocemente essas doenças para que o tratamento seja mais eficaz.

No evento também serão distribuídos preservativos e folhetos informativos. AIDS e Sífilis são transmitidos através de relações sexuais sem proteção e na gravidez, quando a mãe infectada pode passar a doença para o bebê durante o nascimento ou na amamentação.

No caso do HIV, que não tem cura, a transmissão também acontece por meio do compartilhamento de seringas e objetos cortantes sem esterilização. A sífilis, por sua vez, pode ser curada e o tratamento é realizado com a administração do medicamento benzetacil.

Enfermidades

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode comprometer o funcionamento do órgão. A enfermidade pode ser causada por vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos. Na maioria das vezes não há sintomas e, por isso, as hepatites passam despercebidas.

A ação é uma iniciativa do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Dr. Sérgio Arouca e tem o apoio da CPTM, que abre espaços nas estações para a realização de atividades ligadas à promoção da saúde e bem-estar dos passageiros.