Estação Jardim Romano faz exame gratuito de hepatites B e C

Ação nesta quinta-feira (25), das 9h às 16h, atende usuários da Linha 12-Safira da CPTM; em 2018 houve 13.992 casos de hepatite B no Brasil

qua, 24/07/2019 - 20h03 | Do Portal do Governo

Em apoio à campanha Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais, a Estação Jardim Romano, que atende a Linha 12-Safira da CPTM, realizará gratuitamente nesta quinta-feira (25), das 9h às 16h, testes rápidos de hepatites B e C.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode comprometer seu funcionamento. Na maioria das vezes não há sintomas e, por isso, a doença pode passar despercebida. Entretanto, em fases mais graves, pode ocorrer fadiga, falta de apetite, náuseas, vômitos, perda de peso, além de pele e olhos amarelados (icterícia). Vírus, bactérias, álcool, drogas e alguns medicamentos podem ser responsáveis pelo seu surgimento.

Em 2018 foram registrados 13.992 casos de hepatite B no Brasil, o que representa sete casos por 100 mil habitantes. A hepatite B pode ser transmitida pelo contato com sangue contaminado, sexo sem proteção, compartilhamento de objetos cortantes e de uso pessoal e de mãe para filho. No caso da hepatite C, em que a forma de contágio é a mesma da hepatite B, foram notificados 26.167 casos.

Para a prevenção, algumas medidas simples podem ser fundamentais, como usar sempre preservativos nas relações sexuais, não compartilhar objetos de higiene pessoal, além de verificar se objetos cortantes e perfurantes usados nos salões de beleza e estúdios de piercings e tatuagens estão esterilizados.

O evento é promovido pelo Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA Dr. Sergio Arouca e tem o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção de saúde e bem-estar dos passageiros.