Estação Jaraguá sedia mostra de fotos de alunos do bairro

Na última segunda (26), o artista Robinsom dos Anjos, conhecido como Jamal, grafitou a estação da CPTM situada ao lado do colégio

qua, 28/11/2018 - 20h27 | Do Portal do Governo

Nesta semana, o muro da Escola Municipal Estação Jaraguá ganhou novas cores. Na última segunda (26), o artista Robinsom dos Anjos, conhecido como Jamal, grafitou a estação da CPTM situada ao lado do colégio.

O desenho reproduz as áreas internas e externas da estação, que é tão admirada pelos alunos e pela direção. Além disso, a Estação Jaraguá, na Linha 7-Rubi, também recebe uma exposição sobre o cotidiano da região com fotos clicadas pelos próprios alunos que têm, em média, 12 anos de idade.

Com o objetivo de aproximar os estudantes da história do bairro, desde o ano passado a escola montou um projeto pedagógico amparado na realidade da comunidade. Com isso, um dos aspectos foi contar a história do bairro e retratar a importância da ferrovia como forma de desenvolvimento local.

Como parte do projeto, durante este ano, dezenas de alunos fotografaram cenas do cotidiano local para compor parte das atividades pedagógicas. O resultado desse trabalho transformou-se em uma exposição que está em cartaz na Estação Jaraguá. São cerca de 40 fotos, com indicação do local em que cada uma foi feita.

Já o grafite foi pintado, de forma extensiva, no portão principal e no muro interno e externo da escola, que cruza com o muro externo da estação Jaraguá. Neles, o artista desenhou as plataformas e a fachada da estação ferroviária que começou sua operação na São Paulo Railway – primeira ferrovia do Estado de São Paulo – e neste ano completou 126 anos.

O diretor da escola, Robson Novaes, conta que ao avaliar os alunos, ele e sua equipe constataram que havia uma necessidade de incentivar as crianças a conhecerem o bairro em que moram e que teve o desenvolvimento marcado pela ferrovia. “Essas atividades fazem com que eles conheçam não só o território, mas a própria identidade cultural e o desenvolvimento da região”.

Arte na CPTM

Com o propósito de apoiar e difundir a arte popular, a CPTM abre espaços em suas estações para mostras de arte, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.

A Companhia apoia a arte urbana para se aproximar do público jovem e incentivar a conservação e renovação dos seus espaços, além de promover a valorização do grafite.

Ao longo dos últimos anos, estações e muros da ferrovia vêm se transformando em grandes galerias de arte urbana.  Para a realização dos projetos de grafite, a CPTM mantém inúmeras parcerias com artistas independentes e comunidades convidadas.