Estação Itaim Paulista terá testes gratuitos de HIV nesta terça (10)

Ação, das 9h às 16h, faz parte da campanha “Fique Sabendo”, promovida pelo Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis

seg, 09/12/2019 - 16h07 | Do Portal do Governo

Os passageiros que utilizam a Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira, poderão realizar teste rápido de HIV nesta terça-feira (10), das 9h às 16h. A ação faz parte da campanha “Fique Sabendo”, que é promovida pelo Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Os testes são rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. Em apenas 20 minutos o usuário poderá fazer o teste, conhecer o resultado e receber o aconselhamento necessário.

O vírus da imunodeficiência humana, também conhecido como HIV, é um retrovírus que pode causar a Aids. A doença ataca o sistema imunológico, deixando o corpo sem defesas. O HIV não tem cura, mas com o tratamento correto pode ser controlado.

Saúde e Bem-estar

A ação é uma iniciativa do Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA Dr. Sérgio Arouca e conta com o apoio da CPTM, que abre que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.