Estação Itaim Paulista terá testes gratuitos de HIV e Sífilis

Ação neste sábado (23) busca promover entre a população a prevenção de IST’s oferecendo testes gratuitos de HIV e Sífilis

sex, 22/02/2019 - 10h26 | Do Portal do Governo

Neste sábado (23/2), quem passar pela Estação Itaim Paulista, que atende a Linha 12-Safira, terá a oportunidade de realizar testes gratuitos de HIV e Sífilis. A ação acontece das 9h às 16h, em uma unidade móvel.

O objetivo da iniciativa é promover a prevenção de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Além dos testes rápidos para diagnóstico de HIV e triagem para identificação de possíveis casos de Sífilis, os passageiros poderão esclarecer dúvidas e receber orientações para prevenção.

É importante ressaltar que a Sífilis é uma infecção bacteriana que pode ser curada, enquanto o HIV não tem cura, mas o tratamento, por meio de medicamentos, pode reduzir a progressão da doença. Ambas são transmitidas, geralmente, pelo contato sexual.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a Sífilis adquirida (que ocorre em adultos) aumentou 27,9% entre 2015 e 2016. No caso do HIV, entre 2007 e 2018, foram notificados mais de 247 mil casos.

A ação é uma iniciativa do Centro de testagem e aconselhamento Dr. Sergio Arouca e conta com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários.