Estação Ipiranga oferece exames de pressão e testes de glicemia

Ação gratuita da a Linha 10-Turquesa acontece nesta quinta-feira (25) das 13h às 16h; hipertensão atinge 25% da população brasileira

qui, 25/04/2019 - 10h51 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (25), os passageiros que utilizarem a Estação Ipiranga, que atende a Linha 10-Turquesa, terão a oportunidade de aferir a pressão arterial e fazer testes de glicemia, das 13h às 16h.

O teste de glicemia é utilizado para medir o nível de glicose presente no sangue. Para realizar a avaliação não é necessário estar em jejum. O procedimento é rápido e o resultado pode ser conferido na hora.

O teste tem o objetivo de diagnosticar e monitorar a diabetes, doença que atinge cerca de 16 milhões de brasileiros, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde)

A doença é uma disfunção crônica, em que o corpo não consegue produzir ou utilizar adequadamente a insulina produzida. Alguns dos sintomas incluem a perda de peso e sede em excesso.

Já a aferição de pressão arterial é utilizada para verificar o nível da pressão sanguínea nas artérias. A partir do teste é possível identificar a hipertensão, que acomete 25% da população brasileira e causa cerca de 300 mil mortes anualmente no país, segundo o Ministério da Saúde.

Alguns dos sintomas da pressão alta são dores na cabeça e no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza e visão embaçada. Assim como o diabetes, a doença não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. A única forma de identificar a hipertensão é aferindo a pressão arterial regularmente.

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa é realizada com apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem estar dos passageiros, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.