Estação Grajaú promove prévia para o Dia do Desafio

Intervenção ‘Teatro de Rua’ será nesta terça (28), das 14h às 16h, para incentivar o público a participar de prática de exercícios físicos

ter, 28/05/2019 - 9h02 | Do Portal do Governo

Os passageiros que utilizarem a Estação Grajaú, que atende a Linha 9-Esmeralda, poderão participar do “esquenta” para o Dia do Desafio, nesta terça-feira (28/5). A intervenção “Teatro de Rua” será realizada das 14h às 16h, promovida pelo Sesc Interlagos.

A ação tem o objetivo de incentivar e integrar o público em uma atividade envolvendo a prática de exercícios físicos e movimento. Dois artistas farão as performances, que têm o foco de aproximar as pessoas do esporte.

A atividade é um convite para os passageiros participarem do Dia do Desafio, que será celebrado na quarta-feira (29), em algumas estações. A intervenção também faz parte das comemorações do aniversário de 27 anos da CPTM.

A programação

O Dia do Desafio, realizado pelo Sesc, é um evento ligado à prática de atividades físicas e esportivas, celebrado na última quarta-feira do mês de maio e que incentiva a adoção de hábitos saudáveis.

Na edição deste ano, haverá ações nas estações das linhas 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú), 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz – Estudantes) e 12-Safira (Brás – Calmon Viana).

Na Linha 9-Esmeralda, a Trupe do Movimento vai fazer o público se mexer com professores de dança. A ação dura em média 50 minutos e acontecerá nas estações Jurubatuba, a partir das 8h45, Primavera-Interlagos, às 10h30, e Grajaú, às 12h.

Já na Estação Santo Amaro, das 12h às 14h, quatro palhaços convidarão os passageiros a fazerem um check-up. Um dos palhaços é o “Homem Placa”, que chamará o público para uma consulta com um médico, que detectará quais pessoas precisam realizar atividades físicas, incentivando os passageiros a utilizarem as escadas fixas em vez das escadas rolantes.

Na Linha 10-Turquesa, a Estação São Caetano será palco para os jogos de pontaria. Das 9h às 16h, os passageiros poderão acertar os pinos de um boliche na pista montada na estação. O jogo de malha também será outra atividade do dia. Nela, os participantes terão diversos discos de metal e, com eles, deverão acertar um pino, com o objetivo de derrubá-lo ou deixá-lo o mais próximo possível.

Na Estação Brás, que atende as linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, haverá hoverboards, veículos elétricos de duas rodas, que se deslocam conforme a pessoa se mexe. A ação será das 8h às 16h.

A data

O Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983, e se tornou uma campanha mundial contra o sedentarismo. Em vários países, cidades se mobilizam para incentivar seus cidadãos a praticarem atividades físicas. No Brasil, a data integra o calendário oficial, com a proposta de que empresas, órgãos e organizações em geral promovam ações para despertar o interesse do público pelos exercícios.

Na CPTM, as atividades são promovidas pelo Sesc-SP, que desde 1995 coordena o Dia do Desafio. Em 2013, o evento foi incorporado a campanha Move Brasil, que visa ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país. A programação completa com as ações do Dia do Desafio está no site do Sesc.