Estação Dom Bosco sedia projeto “Saúde na Ferrovia”

Nesta quarta-feira (18), usuários poderão fazer testes de glicemia e aferir a pressão arterial para detectar a hipertensão

ter, 17/04/2018 - 18h07 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (18), o projeto “Saúde na Ferrovia” desembarca na Estação Dom Bosco, que atende a Linha 11-Coral da CPTM. Das 8h30 às 12h, os alunos de enfermagem da Universidade Brasil orientam usuários sobre cuidados com a saúde.

Quem passar pelo local terá a oportunidade de verificar gratuitamente a pressão arterial e o índice glicêmico. A aferição da pressão arterial é um procedimento simples e eficaz para detectar a hipertensão, mal que se manifesta em 25% dos brasileiros.

A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Essas doenças podem ser evitadas desde que os hipertensos conheçam sua condição, mantenham-se em tratamento e com a pressão controlada.

Já o teste de glicemia é feito através de uma gota de sangue retirada da ponta dos dedos das mãos. O procedimento é importante para identificar o diabetes – doença crônica na qual o corpo não produz ou não consegue utilizar adequadamente a insulina. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença afeta mais de 13 milhões de brasileiros.

O projeto “Saúde na Ferrovia” é uma iniciativa da Universidade Brasil e tem o objetivo de conscientizar o público sobre os riscos de diabetes e da pressão alta. A ideia é aproximar os acadêmicos de enfermagem e a população.

Dessa forma, a Universidade cumpre um importante papel social ao oferecer à comunidade acesso à informação e orientação em saúde e ao aluno acadêmico a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos.