Estação Brás promove jogo interativo sobre riscos do AVC

Ação nesta quarta-feira (13) ressalta a importância da rapidez no socorro para a recuperação da vítima de Acidente Vascular Cerebral

ter, 12/06/2018 - 15h12 | Do Portal do Governo

Principal causa de incapacidade física e mental no mundo e segunda maior causa de mortes no país, o AVC, ou acidente vascular cerebral, atinge um em cada seis indivíduos ao longo da vida, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. O mal atinge pessoas de qualquer idade e quanto mais tempo a vítima fica sem socorro, mais graves são as sequelas

Com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância do socorro com a máxima urgência para a recuperação da vítima, nesta quarta-feira (13), entre 6h30 e 14h, os usuários que passarem pela Estação Brás poderão conhecer mais sobre o AVC, também conhecido por “derrame”.

A ação “A vida conta – cada minuto faz a diferença” terá um cérebro de 1,60m de diâmetro, para que o público possa visualizar a função de cada área e a sequela deixada pela doença quando essa área é afetada, como por exemplo fala ou motricidade.

Serão distribuídos folhetos com orientações para o público, além de um display com informações sobre a doença e um jogo, no qual o promotor fará três perguntas sobre os dados que estão nos displays. Uma bexiga, ligada à parte do cérebro em questão, ficará sendo enchida até que a resposta correta seja dada.

Caso o participante erre, ou não saiba responder, a bexiga estoura, como se tivesse ocorrido o AVC. O “jogador” também ganhará um pendrive com as informações da campanha.

A doença é muito silenciosa, mas algumas características podem denunciar que uma pessoa está sendo vítima: fraqueza ou formigamento na face, braço ou perna especialmente quando for só de um lado do corpo; confusão, alteração da fala ou compreensão, alteração do equilíbrio, tontura ou alteração no andar e dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

A ação “A vida conta – cada minuto faz a diferença” é promovida pela Rede Brasil AVC – sociedade médica sem fins lucrativos, que foi criada com o apoio da farmacêutica Boehringer Ingelheim, e é dedicada a conscientizar e alertar sobre a doença.

A iniciativa tem o apoio da CPTM que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.