Estação Barra Funda terá exame gratuito de pressão e glicemia

Passageiros poderão fazer testes gratuitamente nesta segunda-feira (25), das 9h às 16h; não é necessário estar em jejum

dom, 24/02/2019 - 11h23 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (25), os usuários que passarem pela Estação Barra Funda, que atende as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante, poderão aferir a pressão e realizar testes de glicemia gratuitamente das 9h às 16h.

O teste de glicemia consiste em medir o nível de glicose presente no sangue. Para a avaliação não é necessário estar em jejum. O procedimento é rápido e o resultado pode ser conferido na hora.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) o teste é importante pois tem como objetivo diagnosticar e monitorar a diabetes, doença que já atinge cerca de 16 milhões de brasileiros.

Já a hipertensão alcança 25% dos brasileiros, sendo responsável por diversas complicações. Cerca de 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal são decorrentes da pressão alta.

Dores na cabeça, no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal são os principais sintomas. A hipertensão não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. Aferir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar o problema.

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa é promovida com apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários.