Estação Barra Funda faz exame de pressão e teste de glicemia

Ação nesta quinta-feira (28), das 8h às 14h, tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos de pressão alta e diabetes

qua, 27/06/2018 - 18h29 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (28), das 8h às 14h, os usuários que frequentam a Estação Palmeiras-Barra Funda, que atende às linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM, terão a oportunidade de dar uma pausa na correria do dia a dia e realizar testes de glicemia e aferição de pressão. A ação de saúde acontece na área paga, próximo ao posto do SAU.

O teste de glicemia mede o nível de glicose presente no sangue – para fazer, não é necessário estar em jejum. O procedimento é rápido e o resultado pode ser conferido na hora. Para reforçar a importância da checagem, dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam que a diabetes já atinge cerca de 16 milhões de brasileiros.

Da mesma forma, o controle da pressão arterial também é essencial, uma vez que a hipertensão se manifesta em 25% da população brasileira e é a causa de muitas complicações, como infartos, derrames e insuficiência renal. Assim como a diabetes, apesar de não ter cura, há possibilidade de tratamentos para a hipertensão.

Ações de Saúde e Bem-estar

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos usuários, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.