SP Companhia de Dança se apresenta no Centro Cultural SP neste domingo

Apresentações gratuitas, que celebram o Dia Internacional da Dança, incluem repertórios de artistas nacionais e estrangeiros

sáb, 29/04/2017 - 11h37 | Do Portal do Governo

O Dia Internacional da Dança não passará em branco na capital paulista. Para celebrar a data, o Centro Cultural São Paulo promove, no próximo domingo (30), às 15h, uma programação especial, que contará com a participação da São Paulo Companhia de Dança (SPCD). A expectativa é de reunir mais de 80 bailarinos convidados.

“Nossa comemoração reúne vários estilos e mostra que falamos a mesma linguagem. No flashmob, teremos a presença de diversos grupos e do público, que poderá aprender a coreografia pelas nossas redes sociais. Será uma grande festa”, explica a bailarina e documentarista Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança.

Performances
A apresentação gratuita começa com os alunos de sapateado de Chris Matallo, no programa “Ubuntu”, de autoria da própria coreógrafa, seguida de “Movimentos Clássicos”, de Douglas Nossa, da Companhia Brasileira de Danças Clássicas, com uma homenagem ao balé clássico.

O público também assiste ao estilo de dança lyrical jazz, do Galpão 1 Erika Novachi, em “Heartbeat”, coreografia da norte-americana Pat Taylor. Logo depois, a plateia acompanha a performance do Grupo Dançando com a Diferença, de Fernanda Amaral. Para fechar a tarde, a SPCD apresenta “Pivô”, de Fabiano Lima, sequência de movimentos premiada em terceiro lugar pelo Guia, do jornal Folha de S. Paulo, como melhor coreografia de 2016.

No último espetáculo, todos os bailarinos realizam o mesmo conjunto de passos, que poderá ser aprendido pelo público em redes sociais. “Um pequeno vídeo que une trechos das sequências de cada grupo será disponibilizado nas redes sociais para que todos possam vir dançar com a gente”, acrescenta Inês Bogéa.

Celebração
Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em 1982, o Dia Internacional da Dança é celebrado em 29 de abril e comemora o aniversário do francês Jean-Georges Noverre. O professor modificou a forma de se dançar pela inserção do uso do teatro gestual, também conhecido como pantomima, e por ter escrito várias cartas sobre balé.

Criada em 2008 pelo Governo do Estado, a SPCD é gerida pela Associação Pró-Dança. O grupo realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas, além das obras contemporâneas, especialmente criadas por artistas nacionais e estrangeiros.

A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal do trabalho. A instituição apresenta espetáculos no Brasil e no exterior, sendo considerada uma das companhias mais importantes da América Latina pela crítica especializada. As quase 600 performances já reuniram um público superior a 520 mil pessoas, em 15 países.

Confira, a seguir, os detalhes da coreografia da SPDC:

PIVÔ
Coreografia: Fabiano Lima
Música: Quem sabe? (1859) cantada por Adriana de Almeida e executada ao piano por Olinda Allessandrini e Bailado dos Índios da ópera O Guarani (1870), de Carlos Gomes (1836-1896), executada pela Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, sob regência de Armando Bellardi.
Figurino: Cássio Brasil
Iluminação: Guilherme Paterno
Estreia pela SPCD: 2016, Teatro Sérgio Cardoso, São Paulo, Brasil
Duração: 16 minutos e 5 bailarinos

Criada para o Ateliê de Coreógrafos Brasileiros 2016, “Pivô” é uma coreografia de Fabiano Lima, que se vale de referências do basquete, do hip-hop e da dança contemporânea. Com música de Carlos Gomes, a obra traz para cena o ambiente brasileiro com sonoridades conhecidas.

O figurino de Cássio Brasil dialoga com a luz de Guilherme Paterno e evidencia as diversas camadas de cor da obra. “É uma coreografia de troca e percepção para entendermos como essa dança passa de um corpo para o outro. Gosto de trabalhar com elementos cênicos, dá identidade aos meus trabalhos”, ressalta o coreógrafo.