Espaço de Leitura tem programação especial no Parque da Água Branca

Após processo de revitalização, local ganhou nova identidade visual e mais de mil novos títulos entre livros e gibis

qua, 19/09/2018 - 19h17 | Do Portal do Governo

Desde 2010, o Parque da Água Branca, na zona oeste da capital, abriga o Espaço de Leitura do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), que foi repaginado e traz agora uma nova identidade visual. A entrega da revitalização aconteceu na última terça-feira (18).

Para celebrar a nova fase, o local terá programação especial neste sábado (22), das 10 às 17 horas, com contação de histórias, seção de leitura interativa com o aplicativo Inventeca da Storymax, tarde de autógrafos com o escritor mirim Caio Rodrigues de Oliveira – autor do livro “Todos os por quês de um câncer que venci”, oficina de mangás, apresentação de cosplay e balada kids.

Os alunos do curso de Recreacionista da Escola de Técnicas de Economia Criativa (ETECRI), do Governo do Estado de São Paulo, participarão durante todo o evento com esculturas de balões e maquiagem artística. O Caricartoon Eventos também estará presente fazendo a caricatura dos visitantes, das 11 às 17 horas.

Todas as atividades são gratuitas e voltadas para toda a família. O Espaço de Leitura está localizado dentro do Parque da Água Branca, na Avenida Francisco Matarazzo, 455, na zona oeste da capital. Mais informações pelo telefone: (11) 2588-5811.

Sobre a revitalização

Os seis quiosques temáticos do Espaço de Leitura, que abrigam desde livros de contos de fadas até jornais e revistas, foram adesivados com os temas correspondentes ao seu respectivo acervo. A caracterização deixou os espaços mais alegres e divertidos, facilitando também a compreensão sobre os tipos de obras encontradas naquele local.

Entre as novidades apresentadas nesta nova fase, o acervo de livros de mil exemplares foi incrementado com mais 800 títulos infantis e infantojuvenis. Outra nova atração é a gibiteca, um carrinho móvel de gibis que circulará pelo espaço e que recebeu exemplares doados pela Maurício de Sousa Produções e pela Panini.

A manutenção do espaço contemplou também a troca da iluminação do local e a revisão do mobiliário para que o espaço receba os frequentadores do parque com mais conforto. Foi colocado um totem de 1,80 de altura e 1,08 largura, com a frase “Amo ler”, para que os visitantes tirem fotos e espalhem a proposta educativa e cultural do projeto.

Confira a programação completa deste sábado (22):

10h

Mediação de leitura

LIVROS PARA TODOS

Nesta ação, os livros sairão para brincar com o público. Em tapetes coloridos espalhados pelo Espaço de Leitura, os educadores farão rodas de leitura com as crianças. Uma maneira de conhecer diferentes histórias, personagens e mundos.

Atividade indicada para crianças de todas as idades.

11h

Seção de leitura – Aplicativo Inventeca

O aplicativo Inventeca reproduz a experiência de leitura de livros de imagem para leitores de todas as idades e convida crianças a usarem a criatividade para imaginar as narrativas. O app traz duas histórias ilustradas que cada leitor poderá navegar enquanto cria uma narrativa oral e a deixa gravada para compartilhar em seu aparelho.

Atividade indicada para crianças de todas as idades.

12h

Oficina educativa maiúsculos &MINÚSCULOS

DIÁRIO OFICIAL DE NOTÍCIAS INVENTADAS

Após conversar sobre o jornal – o que é, para que serve, para quem é e como é escrito, – crianças e adultos vão criar, em duplas, uma composição com recortes e colagens de jornais e revistas. Em seguida, inventam uma notícia para a imagem criada.

Atividade indicada para crianças acima de 4 anos.

13h

Oficina de Mangás

A escola Japan Sunseat ministrará workshop para quem deseja aprender a desenhar mangás. A ideia é desmitificar o pensamento de que somente algumas pessoas podem desenhar. O participante sairá com noções básicas, aprenderá características marcantes deste estilo e também vai receber dicas sobre como colocar a criatividade para funcionar ao desenvolver um desenho.

Atividade indicada para crianças a partir dos 10 anos.

13h

Mediação de leitura – Mitos ao redor do mundo

ESPAÇOLAB

Mitos são usados há muito tempo para explicar as coisas que acontecem na natureza, como o mundo surgiu e até mesmo os fatos que os seres humanos não compreendem totalmente. As histórias são repassadas entre gerações e não param de ser transformadas e recriadas. Neste encontro, vamos conhecer mitos de várias culturas diferentes!

Atividade indicada para crianças de todas as idades.

13h30

Tarde de autógrafos com o escritor Caio de Oliveira – Livro “Todos os por quês de um câncer que venci”

O escritor infantojuvenil Caio Rodrigues de Oliveira estará no evento para conversar com o público e autografar o seu livro, “Todos os por quês de um câncer que venci”. A obra conta a sua história de luta e superação contra a doença.

Atividade indicada para crianças de todas as idades.

14h

Apresentação de Cosplays

Apresentação e desfile de cosplayers, como os personagens do desenho Cavaleiros do Zodíaco e a Arlequina, inimiga do Batman, da DC Comics. A ação é promovida pela Cosplay World Masters Brasil, representante do gênero no país.

Atividade indicada para crianças de todas as idades.

15h

Narração de histórias

HISTÓRIAS ENCANTADAS

Com jogo musical e objetos cênicos, o público irá vibrar com uma seleção de histórias da literatura infantojuvenil, o universo encantado das crianças, habitantes de reinos distantes e personagens mágicos em que o público poderá acompanhar a saga de heróis e princesas.

Atividade indicada para crianças de todas as idades.

16h

Balada Kids

Em uma atmosfera de matinê, com luzes coloridas, lasers e máquina de fumaça, adultos e crianças poderão desfrutar de um ambiente totalmente alegre e festivo, com seleção de músicas do DJ Natan Sas.

Atividade indicada para crianças de todas as idades.

Sobre o Espaço de Leitura

O Espaço de Leitura é uma ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer da leitura por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

Livros do Espaço de Leitura

São mais de mil exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em casinhas temáticas: CASTELO VOADOR (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas); PONTO DA INTERROGAC?A?O (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros); GRUTA DO GRITO (suspense, mistério, medo, monstros); CLUBE DE HISTO?RIAS (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca); CORETO DO ACONCHEGO (livros e brinquedos para bebês) e ROLÊ DA LEITURA (literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas).

Núcleo educativo do Espaço de Leitura

O projeto atende escolas públicas e entidades sociais cadastradas, oferecendo atividades educativas desenvolvidas para o perfil de cada grupo. As atividades acontecem de quarta a sexta-feira, e estão alinhadas ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura e? um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão e o aumento da autoestima.