Escolas de São Vicente recebem inscrição para cursos gratuitos de línguas

Vagas são para unidades em Itanhaém, Mongaguá, Praia Grandes e São Vicente

qui, 30/01/2020 - 21h06 | Do Portal do Governo

Estudantes da rede estadual podem se inscrever para cursos de idiomas gratuitos nas unidades do Centro de Estudos de Línguas nas cidades de Itanhaém, Mongaguá, Praia Grandes e São Vicente. Na região é possível estudar espanhol, inglês e francês, porém a oferta dos idiomas varia de acordo com a demanda e disponibilidade de um professor habilitado para ministrar as aulas.

As atividades serão iniciadas com as aulas regulares no dia 3 de fevereiro, que também será o prazo máximo para os alunos efetuarem a matrícula. As aulas acontecem no período de contraturno ou aos sábados, e os cursos são organizados por semestre, exceto o de inglês que é anual.

O Centro de Estudos de Línguas tem como objetivos principais proporcionar ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente uma ou mais línguas estrangeiras. “Em três anos de curso, por exemplo, o aluno sai capacitado. Sai fluente em falar, escrever e ler. Então para isso trabalhamos com textos de interpretação em que eles conseguem colher informações do texto e compreender”, explica a professora de Japonês do CEL, Edna Tanaka.

Os cursos são ofertados em módulos semestrais, exceto o de inglês, oferecido anualmente. Para fazer as aulas de inglês é necessário estar cursando o ensino médio. Para os demais idiomas, basta estar matriculado em uma das turmas a partir do 7º ano do ensino fundamental até da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA).

“O Centro de Estudo de Línguas pode mudar a vida profissional de um aluno, mas a pessoal também. Possibilita maior entendimento de identidade cultural, de respeito. Tudo isso muda em nós, é um crescimento. O Centro de Língua faz a diferença na formação do aluno”, diz o professor de Espanhol Nathan Ventura.

A matrícula deve ser feita presencialmente na unidade escolar que abriga o Centro de Estudos de Línguas. No ato da matrícula deve ser apresentado uma cópia do documento de identidade (RG) e declaração de matrícula com número do Registro de Aluno (RA). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

MUNICÍPIO

CEL

ITANHAEM

CEL JTO A EE BENEDITO CALIXTO

MONGAGUA

CEL JTO A EE AIDA LEDA BAUER DAVIES PROFESSORA

PRAIA GRANDE

CEL JTO A EE REYNALDO KUNTZ BUSCH DOUTOR

SAO VICENTE

CEL JTO A EE MARTIM AFONSO