Escola de Qualificação Profissional: formação que transforma vidas

Com os cursos de Padaria Artesanal, Moda e Construção Civil, projeto criado por Lu Alckmin capacita e resgata a autoestima dos alunos

ter, 27/02/2018 - 21h20 | Do Portal do Governo

Há sete anos nascia um novo projeto idealizado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin: a Escola de Qualificação Profissional. Com os cursos de Padaria Artesanal, Moda e Construção Civil, a proposta era promover a capacitação e o resgate da autoestima dos alunos.

Afinal, as atividades são voltadas, principalmente, para quem está à procura de uma nova chance. De lá para cá, já foram quase 180 mil pessoas beneficiadas.

“Este trabalho me mostra diariamente que não devemos desistir jamais dos nossos sonhos, basta querer e ir atrás do que você deseja”, revela a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin. “Nos cursos, encontro pessoas que passaram por grandes dificuldades, doenças, perda de pessoas queridas, mas, apesar de tudo, não desistem da vida”, conta.

O projeto vem crescendo a passos largos e hoje, além da sede, tem diferentes núcleos espalhados por todo o Estado de São Paulo, inclusive nas periferias da capital paulista.

O Centro de Apoio Vida Nova, na zona leste de São Paulo, que conta com ajuda da Escola de Qualificação para oferecer curso de Moda e Beleza, é um deles. “Sempre tive dentro de mim uma queda muito grande pelo lado social de estar ajudando outras pessoas a ter seus dias melhores”, conta Maria Neusa da Silva, 69 anos, fundadora do projeto.

“Quando soube das aulas de costura, vi como algo muito bom que ia ajudar outras mulheres a costurarem para si mesmas, para os filhos e porque a costura, além de ser prazerosa, ainda oferece possibilidade de ganhos. Foi dentro dessa ótica que comecei. É muito bom ensinar outras mulheres”, comemora Maria Neusa. Em todo o Estado, somente o curso de Moda já qualificou 34.021 pessoas.

Novas chances

A vida do pedreiro Roberto Pigola, de 34 anos, tomou um novo rumo depois de descobrir o curso de Construção Civil da Escola de Qualificação Profissional. “Trabalhava com maquinário na época e conheci alguns arquitetos”, lembra.

“Eles precisavam da minha ajuda e fui atrás do curso. Você aprende de tudo um pouco por lá, desde construir paredes até assentamento de piso”, explica Roberto, que hoje vive da construção civil. “Desde quando terminei o curso, atuo na área e o mercado anda muito bom”, comemora.

Por serem cursos rápidos, em que o aluno aprende na prática, fica mais fácil para os participantes se realocarem no mercado. Foi no curso de Moda da Escola de Qualificação Profissional que Rosélia Agostinho de Sousa Guerra, 47 anos, viu a chance de voltar para o mercado de trabalho.

Mãe de cinco filhos e com dois netos, Rosélia é formada em pedagogia, mas estava há tempos desempregada. “No início era para ocupar a mente, mas gostei da costura e passei a trabalhar com minha tia na oficina depois de aprender”, reconhece. “Resolvi fazer modelagem também para me preparar melhor. Lá na oficina faço, junto com minha tia, os reparos e fico com 50% de cada encomenda”, diz.

“É uma das grandes motivações para que eu continue trabalhando para ajudar cada vez mais aqueles que tanto precisam de uma oportunidade”, conclui Lu Alckmin.