Escola de capacitação é inaugurada na Penitenciária de Mogi Guaçu

Unidade escolar, construída na área externa do presídio feminino, vai atender reeducandas do regime semiaberto

seg, 19/08/2019 - 18h29 | Do Portal do Governo

A Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu conta agora com uma Escola de Capacitação, do programa Pró-Egresso, destinada a atender a população prisional do regime semiaberto. A unidade possui quatro salas, sendo duas para as aulas, uma para a biblioteca e uma para os professores.

O prédio, inaugurado em 30 de julho, foi construído na região externa da unidade prisional e tem 195 metros quadrados em uma área de 257 metros quadrados, e está pronto para receber a primeira turma, de 60 alunas.

A Escola de Capacitação oferece ensino de Educação para Jovens e Adultos (EJA) em níveis de Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio, com aulas de manhã e à tarde. Além disso, disponibilizará, no período da tarde, cursos de capacitação profissional para turma extra por meio do Programa de Olho no Futuro, visando a qualificação dos beneficiários para o mercado de trabalho.

“A escola já estava sendo planejada há mais de um ano e a sua inauguração é a realização de um sonho”, disse a diretora da penitenciária, Daniele de Freitas Melo.

Pró-Egresso

O Programa Estadual de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário (Pró-Egresso) oferece os serviços desenvolvidos pela Secretaria da Educação e pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), potencializando os efeitos do Programa “Emprega São Paulo” (intermediação de mão de obra), do “Via Rápida” (qualificação profissional) e dos programas de Reintegração Social, realizado nas unidades prisionais e nas Unidades de Atendimento de Reintegração Social no Estado de São Paulo.

Para o coordenador da CRSC, Mauro Rogério Bittencourt, um amplo trabalho tem sido desenvolvido para promover a reinserção da população carcerária, e o trabalho que leva a pintura no ambiente escolar tem atingido o objetivo principal.

Os cadastros para vagas de emprego no Programa “Emprega São Paulo”, do pró-egresso, são feitos pela SAP, mas podem ser realizados também em todos os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Os cursos nas unidades prisionais são realizados por meio do Programa “Escola + Bonita”, da Secretaria da Educação, e são focados nas novas exigências do mercado de trabalho e nas necessidades de mão de obra da região onde os beneficiados residem.