Escola, Caminho do Futuro

Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2003

sex, 07/02/2003 - 11h24 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira inicia-se mais um ano letivo. Milhares de crianças, em todo o Estado, voltam às aulas, encontrando uma escola sempre com mais qualidade e cada vez melhor.

Porque essa é a prioridade absoluta do Governo: educação com qualidade.

Nossa meta é fazer da escola um pólo voltado ao ensino, à cultura, ao esporte, ao lazer, tanto dos alunos quanto para a comunidade da sua região.

Nós fizemos uma revolução na qualidade do ensino público. Não apenas o aluno, mas também o professor foi valorizado. Acabamos de pagar o bônus beneficiando mais de 170 mil professores; quase 20 mil gestores na área da rede pública estadual, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, funcionários das nossas escolas e professores municipalizados. O investimento foi de 446 milhões de reais.

O professor, ou a professora, em carga máxima, que não faltou no ano passado, teve uma boa assiduidade, recebe cinco mil reais de bônus, no dia 10 de fevereiro. Quem tem jornada menor e quem tem falta, recebe menos. Os diretores de escola recebem até seis mil reais. Esse é um fato histórico; é um fato nunca ocorrido no Estado de São Paulo e uma grande valorização do nosso professor da rede estadual.

Promovemos a reorganização de ensino, que separou alunos da primeira à quarta série daqueles da quinta à oitava série e do ensino médio. Aumentamos o número de horas aula. Antes eram quatro horas aula por dia, hoje as escolas têm cinco horas aula por dia. Estudar todo dia uma hora a mais na escola, em quatro anos, significa um ano a mais de estudo.

Aquelas filas enormes de madrugada, mães e pais preocupados em conseguir uma vaga para o filho, felizmente, são coisa do passado; isso desapareceu. Hoje, há uma integração da rede municipal e da rede estadual, a matrícula é integrada, para facilitar a vida dos pais, e há vagas para todos.

Os alunos da zona rural contam com microônibus para transporte escolar. Quinhentos municípios do Estado ganharam um microônibus, cada um, para esse serviço.. As escolas estão todas informatizadas. Os alunos têm acesso à computação. Já entregamos cerca de 29 mil computadores, um investimento de 143 milhões de reais.
Além dos laboratórios, do material pedagógico que é hoje cada vez melhor, as escolas estão tendo quadras de vôlei, de futebol de salão, de basquete, a maioria delas, cobertas. Só no ano passado cobrimos mais de duas mil quadras nas escolas do Estado de São Paulo.

Prefeitos, organizações de bairro, associações de moradores podem utilizar o equipamento das nossas 6.100 escolas, nos finais de semana. O objetivo é criar a integração escola-comunidade, criar condições para que estudantes, pais, educadores e a coletividade participem ativamente da vida da escola.

É todo um esforço de integrar, valorizar e fazer os nossos estudantes entenderem que o verdadeiro caminho para um futuro melhor começa na escola. Escola que deve contar sempre com a participação ativa da sociedade, com a participação dos pais dos nossos alunos.

Geraldo Alckmin