Escape Room: DER promove ação educativa voltada à segurança no trânsito

Ação em Itupeva faz parte das atividades do Maio Amarelo no estado

qui, 26/05/2022 - 12h31 | Do Portal do Governo

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) promoveu na última quarta-feira, dia 25 de maio, mais uma atividade dentro da campanha do Maio Amarelo no Estado de São Paulo, o Escape Room no Parque da Cidade, em Itupeva.

O mês marca ações em várias partes do mundo, e o DER reforça o slogan nacional “Juntos Salvamos Vida”, adotando o “Respeito” como tema para incentivar as boas práticas no trânsito.

O Escape Room é uma ação lúdica e interativa usada para compartilhar informações e conhecimento por meio de uma experiência imersiva e divertida. A atividade é ligada a temas que envolvem a segurança no trânsito: direção sob influência do álcool, uso do celular ao volante, travessia fora da faixa de pedestre, entre outros.

Além dessa ação, o Escape Room estará no próximo final de semana em outras regiões, como Valinhos e São Paulo.

Maio Amarelo

A campanha contempla ações online, além de eventos presenciais em parques, com o Escape Room, e o DER na escola. “Buscamos a conscientização da população para diminuir cada vez mais o número de acidentes no trânsito. Ter uma atitude responsável faz toda a diferença e pode salvar uma vida”, destaca João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes.

A campanha também está sendo veiculada nos Painéis de Mensagens Variáveis nas rodovias, em sites e canais de mídias sociais do Governo de São Paulo, da SLT e do DER.

A segurança viária é uma das prioridades do Governo de São Paulo. Por meio do programa Respeito à Vida (www.respeitoavida.sp.gov.br), mobiliza dez secretarias de Estado, Prefeituras e sociedade civil para a realização de projetos com foco na redução de fatalidades de trânsito.

Uma das inovações é o Infosiga SP, primeiro sistema do Brasil a publicar mensalmente estatísticas sobre acidentes no Estado. As informações são a base para quase 9 mil projetos em andamento que incluem obras em vias urbanas e rodovias, além de ações educativas e de fiscalização.