Encontro debate saúde e prevenção com reeducandos de Praia Grande

Tuberculose e infecções sexualmente transmissíveis foram abordadas na 3ª edição da Jornada de Cidadania

qua, 29/05/2019 - 9h57 | Do Portal do Governo

O Centro de Detenção Provisória (CDP) “ASP Charles Demitre Teixeira” de Praia Grande recebeu durante o mês de maio a 3ª edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade. O encontro ofereceu para os reeducandos diferentes atividades, entre elas uma rodas de conversas sobre saúde coletiva.

A psicóloga do CDP, Mary Ueta, promoveu dois encontros com os reeducandos sobre saúde pública: a tuberculose e as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). “Quando abordei a tuberculose, trouxe para eles as novas orientações do Ministério da Saúde. Já quando conversamos sobre ISTs, discutimos alguns tabus que contribuem para a epidemia do vírus HIV”, explica a profissional.

Durante o evento, foram realizados testes rápidos e houve a entrega de preservativos aos internos. “Participei das palestras e dos exames. Para mim, foi muito bom; é importante saber que os funcionários se preocupam com a gente”, afirma o detento Leandro, de 29 anos.

Os participantes também passaram por aferição da pressão arterial e tiveram consulta médica com clínico geral, da prefeitura de Praia Grande, e atendimento odontológico com o dentista do CDP.

Serviços

A Jornada também deu a chance de os reclusos consultarem a situação de seus processos judiciais e para regularizar documentos pessoais. Ao todo, foram expedidas 37 carteiras de identidade e solicitadas 112 certidões (de nascimento, de casamento ou de óbito), além de 17 atendimentos jurídicos, com a equipe da Defensoria Pública do Estado.

O detento Ari, de 42 anos, procurou pelo serviço para descobrir como está o seu processo. “Estou preso há 9 meses e acredito que sairei em liberdade em breve, porém, tenho dúvidas e conversar com alguém da área será bom para entender o meu caso”, diz.

O interno trabalha na área do refeitório e na limpeza do setor administrativo da unidade prisional. “Comecei a trabalhar assim que entrei aqui porque é bom para mim e quero mudar de vida”, afirma.