Encontro debate conservação ambiental e desenvolvimento rural

Nono Encontro Paulista de Biodiversidade será realizado na capital paulista em agosto; entrada é gratuita, mas vagas são limitadas

sex, 21/07/2017 - 19h36 | Do Portal do Governo

Preservar recursos naturais ao mesmo tempo em que eles são utilizados para a subsistência e geração de renda. O propósito de encontrar o meio termo sustentável na produção agrícola vai basear os debates do IX Encontro Paulista de Biodiversidade (EPBio). O evento será realizado nos dias 22 e 23 de agosto, e as inscrições já estão abertas, com vagas limitadas.

A nona edição do EPBio tem como tema Desafios, Oportunidades e Impactos: Conservação do Meio Ambiente e Biodiversidade em Ambiente Rural. A ideia é promover o aprendizado e a troca de experiências para a difundir práticas agrícolas integradas, que favorecem o equilíbrio ambiental e contribuam para a redução do desmatamento e a introdução de espécies nativas.

No primeiro dia do evento serão apresentados resultados de dois estudos. Na primeira parte, serão apresentados dados do Estudo de Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade, com proposição de políticas públicas para a região da Bacia do Paraíba do Sul.  Em seguida, o tema será sociobiodiversidade, com resultados do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável. O PDRS alia agricultura sustentável e bem-estar de comunidades tradicionais.

Os debates sobre experiências internacionais de Sistemas Agroflorestais (SAFs) e Agroecologia estão reservados para o segundo dia. O intuito será observar em cada caso a viabilidade de se aplicar em políticas públicas e desenvolver propostas de instrumentos para implantar um plano de florestas nativas com finalidade econômica sustentável.

Todos os temas serão discutidos com técnicos da SMA, da SAA e de representantes de instituições nacionais e internacionais. Os encontros são abertos ao público, com inscrições gratuitas e vagas limitadas. Confira a programação completa e inscreva-se neste link.

Os encontros acontecerão na sede da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, que organiza o EPBio em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA).