Diretores de unidades prisionais de SP participam de encontro nacional

Evento realizado em Brasília reuniu representantes para troca de experiências sobre gestão e procedimentos de controle

ter, 14/05/2019 - 13h20 | Do Portal do Governo

Diretores de unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo estiveram presentes no 1º Encontro de Diretores de Unidades Prisionais, em Brasília, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Durante os dias de evento, realizado no final de abril, representantes do sistema prisional de todo o Brasil compartilharam experiências bem-sucedidas em seus estados.

Boas práticas, procedimentos de controle e atividades laborais foram temas centrais das palestras, que tiveram como objetivo a troca de conhecimentos para replicar as experiências nos estabelecimentos penais brasileiros.

Pela SAP estiveram presentes os diretores gerais da Penitenciária I “José Parada Neto” de Guarulhos, André Luiz Alves; da Penitenciária “Cabo PM Marcelo Pires da Silva” de Itaí, Fernando Ricardo Renesto; Penitenciária I “Jairo de Almeida Bueno” de Itapetininga, Odirlei Arruda de Lima; Penitenciária I “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé, André Luiz Bolognin e do Centro de Detenção Provisória “Tácio Aparecido Santana” de Caiuá (Croeste), Rodrigo Santos Andrade. O secretário da SAP, coronel Nivaldo Cesar Restivo, compareceu na abertura do encontro.

Boas práticas

No segundo dia do evento (24 de abril), os servidores Marco Antonio de Santana (diretor de Núcleo de Trabalho e Educação – Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Prudente) e Clayton Oliveira de Souza (agente de segurança penitenciária – Penitenciária “Ozias Lúcio dos Santos” de Pacaembu) apresentaram o sistema de automação de celas presente em 126 unidades da SAP.

O diretor da Penitenciária I de Itapetininga, Odirlei Arruda de Lima, destacou que “o evento é inédito e importantíssimo para a integração do sistema carcerário do Brasil”. “Foi possível trocar experiências pragmáticas de gestão prisional e conhecer boas práticas desenvolvidas de Norte a Sul do País”, afirmou.

Entre os exemplos apresentados por outros estados, coube destaque a iniciativa de reinserção social de presos a partir do trabalho, apresentada pelo sistema prisional de Santa Catarina.

“Essa ação merece atenção especial já que nos dados preliminares do Infopen, de 2017, o estado contava com 31,22% de sua população carcerária realizando alguma atividade laboral”, disse o diretor da Penitenciária I de Guarulhos, André Luiz Alves.

É unânime o desejo dos representantes das unidades prisionais da SAP que outros encontros como esse sejam realizados no futuro. Para Arruda de Lima, as ações apresentadas permitem “o fortalecimento e a integração do sistema penitenciário a nível nacional”.