Encontro de corais reúne mais de 200 vozes na Sala São Paulo

Apresentação grátis, às 21h deste sábado (16), conta com diversos grupos e inclui repertório que remete às origens da brasilidade

sáb, 16/12/2017 - 12h05 | Do Portal do Governo

O Coral Jovem do Estado encerra a temporada com uma grande apresentação de fim de ano, na Sala São Paulo, na noite deste sábado (16), a partir de 21h. O grupo é ligado à EMESP Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura de Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura.

Durante o concerto, os artistas receberão outros conjuntos mantidos pela instituição e também pelo Projeto Guri da capital e Grande São Paulo, como o Coral Juvenil do Guri e o Coral de Familiares do Guri, o Coral Juvenil EMESP e o Coral Adulto EMESP, além dos alunos do curso de prática coral da EMESP Tom Jobim.

Juntos, os grupos interpretam um repertório com influências da música africana e que remete às origens da brasilidade. O evento, com entrada gratuita, começa às 21h. Para acompanhar as centenas de vozes, foram convidados instrumentistas de destaque e autores de parte do repertório, como a moçambiquenha Lenna Bahule e os brasileiros Denis Duarte e Maurício Badé (percussão), Luciano Cossina e Tiganá Santana (violão) e Juliana Ripke (piano).

Programação

A primeira parte do programa, com oito músicas, será entoada pelo Coral Jovem do Estado, formado por 44 bolsistas. Na sequência, todos os demais coros se juntam ao palco para interpretar as sete canções que completam o repertório. Serão mais de 200 vozes em um espetáculo que encerrará o ano em grande estilo.

Reestruturado em 2015 com a chegada de Tiago Pinheiro para a regência titular e da preparadora vocal Marília Vargas, o Coral Jovem do Estado estabeleceu um tripé artístico importante. Além do repertório lírico, o grupo passou a explorar a música antiga e a música popular, incluindo a criação de um núcleo de música popular dentro do coral.

Outro diferencial é a proposta artístico-pedagógica que vai além do canto e permite apresentações dinâmicas e com estilo eclético. Essa diversidade proporciona aos jovens cantores uma formação de maior abrangência técnica e intelectual, transformando-os em artistas capazes de explorar os corpos e vozes de forma mais criativa e precisa.

SERVIÇO

Encontro de Corais com o Coral Jovem do Estado
Data: 16 de dezembro (sábado)
Horário: 21h
Duração: 70 minutos (aproximadamente)
Classificação indicativa: Livre
Local: Sala São Paulo
Endereço: Praça Júlio Prestes, 16, Luz
Entrada gratuita
Acessibilidade: Sim
Regente titular: Tiago Pinheiro
Preparação vocal: Marília Vargas
Músicos convidados: Lenna Bahule (percussão e voz), Tiganá Santana (violão e voz), Denis Duarte (percussão e voz), Juliana Ripke (piano), Maurício Badé (percussão), Luciano Cossina (violão e voz) e Charles Razl (percussão corporal)
Ingressos disponíveis na bilheteria do 1º subsolo da Sala São Paulo.
Devido à grande procura, os organizadores recomendam que os interessados verifiquem se há disponibilidade de ingressos pelo telefone (11) 3223-3966.
www.emesp.org.br