EMTU cria serviço para ampliar atendimento metropolitano a bairros de Carapicuíba

Linha 283VP1 levará até o centro de Osasco e beneficiará diariamente cerca de 2 mil pessoas

qua, 01/04/2020 - 12h25 | Do Portal do Governo

Em atendimento à solicitação da Prefeitura de Osasco, a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos autorizou a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) a criar o serviço complementar 283VP1 Carapicuíba (Cidade Ariston) – Osasco (Centro), que está em fase de regulamentação.

O Secretário Alexandre Baldy destaca a importância dessa medida para a vida do passageiro. “Os serviços públicos devem atender às demandas da população e a necessidade dessa linha foi muito bem pontuada pelo prefeito Rogério Lins. O transporte aproxima as pessoas da educação, cultura e oportunidades. É dessa forma que conduzimos nossa gestão”, afirma.

A linha possibilitará aos moradores de Cidade Ariston, Vila Iza, Vila Cretti, Vila Marcondes e Cohab, bairros de Carapicuíba, a ampliação do atendimento com destino à região central de Osasco, além da integração com a linha 840 Osasco (Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso) – São Paulo (metrô Butantã). O ponto inicial será na rua Alberto Kenworth com rua Patrocínio Paulista.

Nos dias úteis, o serviço transportará cerca de 2 mil passageiros em 17 viagens de ida e 12 de volta, percorrendo a extensão média de 15,2 km. Aos sábados serão seis viagens de ida. A linha não vai circular aos domingos e feriados. A tarifa praticada será de R$ 5,20, a mesma da linha tronco 283.

A data de início da operação será divulgada nas redes sociais e veículos de imprensa regionais. Os horários das partidas estarão disponíveis no site www.emtu.sp.gov.br.

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a EMTU/SP é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.