Emesp Tom Jobim recebe inscrições até dia 25 para processo seletivo 2020

Vagas são para cursos gratuitos de formação e especialização musical; há prática de canto e instrumentos variados

dom, 10/11/2019 - 12h55 | Do Portal do Governo

A Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp) Tom Jobim recebe inscrições para o processo seletivo 2020 até o dia 25. O processo é para ingresso de alunos e alunas nos cursos de formação e especialização musical. Os cursos são todos gratuitos.

Destinados a estudantes que buscam aprendizado focado na prática de canto e instrumentos variados, desde violino até acordeão, os cursos de formação são divididos em três ciclos, tendo cada um os seguintes limites de idade: até 13 anos para o 1º ciclo; até 16 anos para o 2º ciclo; e até 21 anos para o 3º ciclo.

Já os cursos de especialização correspondem ao 4º ciclo, onde não há limite de idade. Nesta modalidade são oferecidos cursos nas áreas de composição, regência, música antiga, academia de ópera, prática instrumental avançada (erudito e popular) e canto (erudito e popular).

As duas modalidades são independentes, assim como seus ciclos, não sendo necessário que o aluno tenha feito os ciclos anteriores para poder se inscrever no desejado. Ao candidato, basta ter os conhecimentos necessários exigidos no edital para concorrer.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Emesp Tom Jobim. Na página o candidato encontra também o edital com todas as informações necessárias para inscrição, cronogramas e conteúdos programáticos. O candidato pode se inscrever em um único curso. A prova da primeira fase será nos dias 2 e 3 de dezembro. A segunda etapa será de 9 a 13 do mesmo mês. A lista dos aprovados sai no dia 17 de janeiro de 2020, com matrículas no final do referido mês. As aulas com as novas turmas têm início em 3 de fevereiro.

Referência no ensino brasileiro de música, a Emesp Tom Jobim é uma escola do Governo de São Paulo gerida em parceria com a Santa Marcelina Cultura, Organização Social ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente 1.300 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2019, a Emesp Tom Jobim comemora 30 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular.