Em Sumaré, Alckmin acompanha início do megamutirão de saúde

Expectativa é atender 60 mil pessoas que já têm os serviços agendados; ao todo, ação pretende beneficiar 130 mil pessoas

sáb, 18/03/2017 - 13h31 | Do Portal do Governo

A partir deste sábado (18), um megamutirão de saúde vai acelerar o atendimento à população em todas as regiões do Estado. A ação, que vai até o dia 25 de março, foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin na última quinta-feira (16) na AME de Heliópolis, região Sudeste da cidade de São Paulo. Para acompanhar o início do megamutirão, o governador visitou o Hospital Estadual do município de Sumaré, região de Campinas.

“A meta é fazer cinco mil cirurgias, 15 mil consultas e 40 mil exames no Estado. E atender mais 70 mil pessoas sem agendamento neste sábado (18) e no próximo (25), especialmente nos AMEs, para prevenção de hipertensão arterial e diabetes”, disse Alckmin.

Até o dia 25, a população poderá antecipar consultas, exames e cirurgias que já estão agendados nos centros de saúde, hospitais e ambulatórios médicos de especialidade (AMEs). A expectativa é que sejam atendidas aproximadamente 60 mil pessoas, em mais de 15 mil consultas, 40 mil exames e cinco mil cirurgias que devem ser realizadas.

Também está prevista a oferta de 70 mil tipos de procedimentos clínicos à população, como exames preventivos de hipertensão e glicemia. No total, a pretensão é atender 130 mil pessoas no Estado de São Paulo em cerca de 150 equipamentos de saúde ligados à rede hospitalar.

“Nós vamos fazer o maior megamutirão de saúde da história de São Paulo porque vamos incluir a capital, a Região Metropolitana de São Paulo, o litoral e o interior do Estado”, ressaltou o governador.

Alckmin destacou, durante o anúncio de quinta (16), que pessoas que não fizeram agendamento também serão atendidas: “Vamos fazer prevenção de hipertensão arterial e diabetes. Então, a pessoa vai tirar a pressão, fazer exame de glicemia e identificar a pressão arterial e já ser encaminhada para tratamento. De um lado a prevenção e de outro o tratamento e a redução da fila de atendimento”.

Entre os exames programados estão tomografias e ressonâncias diversas, colonoscopias, mamografias, densitometrias ósseas, endoscopias, ultrassonografias e exames cardiológicos e de urologia.

Pacientes também poderão antecipar diversos tipos de cirurgias, como as oftalmológicas (catarata e pterígio), ginecológicas (laqueadura), de pequeno porte infantil (postectomia e hérnia), vesícula, hérnia, cálculo renal, vasectomia e dermatológicas.

Os equipamentos de saúde do Estado promoverão ainda para o público em geral ações preventivas, como testes de glicemia e medição de pressão arterial, além de palestras e orientações de saúde e qualidade de vida. Se nos exames for detectado algum problema de saúde, os pacientes serão encaminhados para tratamento e acompanhamento.

“Trata-se de uma ação para agilizar a realização de consultas e procedimentos, além de uma importante iniciativa de promoção e prevenção da saúde para a população paulista”, afirmou David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

A lista completa dos serviços ofertados em cada unidade pode ser conferida no link www.saude.sp.gov.br.