Em sua 49ª edição, Festival de Inverno tem ampla programação

Entre os dias de 30 de junho e 29 de julho, serão diversos concertos em palcos da cidade de Campos do Jordão e da capital paulista

qua, 20/06/2018 - 17h21 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Os alunos se apresentam ao longo de toda a programação artística, integrando a Orquestra do Festival

Uma das principais atrações da estação mais fria do ano, o Festival de Inverno de Campos de Jordão chega a sua 49ª edição repetindo a vasta programação cultural que marcou as edições passadas. De de 30 de junho a 29 de julho, serão diversos concertos em Campos do Jordão e na capital paulista, além de vagas para  até 200 bolsistas no núcleo pedagógico (Sala São Paulo).

As apresentações acontecem nos palcos da cidade de Campos do Jordão – Auditório Claudio Santoro, Praça do Capivari, Capela do Palácio Boa Vista e Igreja de Santa Terezinha – e na capital paulista, na Sala São Paulo e Sala do Coro.

Confira o GUIA DO 49º FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO, com a programação completa das apresentações, datas, horários e locais, além de informações sobre ingressos.

O maior evento de música clássica do país traz ao público uma série de concertos sinfônicos e de câmara (a maioria gratuitos), com participação de prestigiados artistas nacionais e internacionais, além dos grupos do Festival, formados pelos bolsistas – a Orquestra do Festival, a Camerata do Festival e o Grupo de Música Antiga do Festival – e as apresentações de câmara com professores e alunos.

Abertura oficial e concertos da OSESP

A abertura oficial do 49º Festival de Inverno de Campos do Jordão será no sábado, dia 30 de junho, no Auditório Claudio Santoro, com um concerto da Osesp sob a regência de sua diretora musical e regente titular Marin Alsop.

Núcleo pedagógico do Festival

Ao longo de quatro semanas, de 02 a 29 de julho, todas as atividades do núcleo pedagógico estarão concentradas na Sala São Paulo, na capital paulista, que pelo quarto ano consecutivo disponibiliza aos bolsistas toda a excelência da estrutura sede da Osesp para a realização de aulas, masterclasses e ensaios. Já as atividades de performance acontecerão na cidade de Campos do Jordão, na Sala São Paulo e nas demais salas do Complexo Júlio Prestes.

Além de assistirem as aulas de seus instrumentos, os alunos se apresentam ao longo de toda a programação artística do Festival, integrando a Orquestra do Festival, a Camerata do Festival, o Grupo de Música Antiga do Festival e os grupos de câmara, nos quais têm a oportunidade de tocar junto com seus professores.

O Festival oferece até 200 bolsas de estudo no total (sendo 126 integrais e 74 parciais), distribuídas em Orquestra: 120; Camerata: 50; Piano: 12; Violão: 12; Regência: 6. Os alunos com bolsa integral terão hospedagem, transporte e alimentação totalmente subsidiados pelo evento. A definição de bolsa integral ou parcial se dará mediante classificação.

Os cursos compreendem aulas de instrumentos que integram os naipes da orquestra sinfônica, além de violão, piano e regência.

Prêmios e bolsas

O Prêmio Eleazar de Carvalho, oferecido pela Secretaria Estadual de Cultura, por intermédio da Fundação Osesp, contemplará o/a bolsista que mais se destacar nesta edição, concedendo uma bolsa de US$ 1,4 mil mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de livre escolha, com as despesas de traslado bancadas.

O Festival de Campos do Jordão é uma realização do Governo de Estado de São Paulo, da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Osesp. A Fundação Osesp o administra, com Marcelo Lopes na Direção Executiva, Arthur Nestrovski na Direção Artística e Marin Alsop como Consultora Artística. Fabio Zanon é o Coordenador Artístico-Pedagógico do Festival.

Ciência & Arte no Inverno – CAFin 2018

Ainda no embalo da estação, a Pró-Reitoria de Pesquisa, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, promove durante as férias de julho o Ciência & Arte no Inverno – CAFin 2018, entre os dias 12 a 18.

O projeto busca despertar jovens talentos para a pesquisa científica e atividades artísticas e envolvê-los, desde cedo, em atividades práticas relacionadas aos desafios atuais da ciência e da arte dentro do ambiente de pesquisa em laboratórios, sob a supervisão de professores/pesquisadores da Unicamp.

Mais informações em www.prp.unicamp.br/cafin-ciencia-arte-no-inverno.