Em São Vicente, Alckmin visita o terceiro AME Mais da Baixada

Unidade será referência para os nove municípios da região e ofertará 27 especialidades, além de exames e cirurgias

sex, 26/01/2018 - 10h43 | Do Portal do Governo

“É uma grande conquista para a população de São Vicente. O prédio do AME Mais ficou pronto”, disse o governador Geraldo Alckmin, nesta sexta-feira (26), durante visita técnica ao novo Ambulatório Médico de Especialidades da cidade. A unidade será referência para os nove municípios da região da Baixada Santista, oferecendo atendimento ambulatorial em 27 especialidades médicas e não médicas, além de exames e procedimentos cirúrgicos.

O Governo do Estado investirá R$ 5,2 milhões em equipamentos, além de um custeio previsto para 2018 de R$ 10,7 milhões. “Estamos liberando recursos para a aquisição dos equipamentos. O espaço também será um Hospital/ Dia. O paciente faz a consulta, segue para o exame e resolve a questão aqui mesmo, que contará com cirurgia de pequena e média complexidade, inclusive com anestesista”, completou o governador.

A unidade terá 13 consultórios, 18 salas para exames, duas salas cirúrgicas, uma sala de curativo, três salas de repouso com 4 leitos masculinos, 4 femininos e 2 pediátricos, além de espaços específicos para acolhimento, enfermagem, recuperação, sala para endoscopia e outros.

Sobre as especialidades médicas, a população contará com atendimentos em Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Oftalmologia, entre outras, além de especialidades não médicas, como Nutrição, Psicologia e Fisioterapia, e exames diagnósticos e terapêuticos, como, por exemplo, raio-x, mamografia, ecocardiograma e colonoscopia.

Com funcionamento previsto para o primeiro semestre de 2018, as atividades serão implantadas gradativamente. Quando a unidade estiver plenamente ativa, a produção mensal estimada é de 4,7 mil consultas médicas, 670 consultas não médicas, 1,3 mil exames diagnósticos e cerca de 400 procedimentos cirúrgicos de maior e menor complexidade.

O AME Mais de São Vicente receberá pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos nove municípios da Baixada, são eles: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. O agendamento de consultas é feito pelos próprios postos de saúde municipais, mediante sistema informatizado da Secretaria. A região já conta com o AME de Santos e Praia Grande, ambos em funcionamento.

“Os AMEs são o serviço mais bem avaliado do Estado. Saúde não é favor do governo, é direito do cidadão”, finalizou Alckmin.