Na Catedral N. Sra. do Líbano, SP homenageia bispo maronita

Governador Geraldo Alckmin e primeira-dama Lu Alckmin outorgam Bispo Dom Edgard Madi com a honraria Ordem do Ipiranga, nível Grã-Cruz

dom, 25/02/2018 - 15h05 | Do Portal do Governo

Na manhã deste domingo (25), o governador Geraldo Alckmin e a primeira-dama Lu Alckmin participaram da Santa Missa na Catedral Nossa Senhora do Líbano, na capital paulista, em homenagem aos 121 anos da Sociedade Beneficente Maronita de São Paulo.

Na ocasião, o governador concedeu a Outorga da Ordem do Ipiranga ao arcebispo metropolitano da igreja maronita Dom Edgard Madi, por serviços prestados à sociedade. Maior honraria do Estado, a comenda tem como finalidade agradecer e homenagear cidadãos brasileiros e estrangeiros por seus méritos.

“Uma grande alegria estar nesta festa de São Marun, nos 121 anos da Sociedade Beneficente Maronita, e fazer aqui uma homenagem ao nosso Dom Edgard Madi, pela sua dedicação, pelo trabalho social que a igreja faz, através desse braço, que é a sociedade beneficente, e ao mesmo tempo o importante trabalho de evangelização. Aliás, junto ao padre Jonas Abib, através da Canção Nova, um trabalho muito bonito, possibilitando as pessoas poderem participar da Santa Missa, tanto o rito nosso, católico ocidental, como também no rito da igreja maronita”, falou Alckmin durante a cerimônia.

“É com grande alegria que participamos da festa e outorgamos a D. Edgard Madi a maior homenagem de São Paulo, a Ordem do Ipiranga. São pouquíssimas as homenagens, no caso aqui é o mais alto grau, que é o Grã-Cruz, ao D. Edgard Madi, simbolizando a comunidade libanesa, a comunidade maronita, a igreja, a sociedade beneficente, que atende a todos, os desvalidos, idosos, crianças, sem distinção, apenas a necessidade, e cuja única inspiração é o evangelho. É uma grande felicidade poder retribuir um pouquinho fazendo esta homenagem”, completou o governador.

A medalha Ordem do Ipiranga foi instituída pelo decreto nº 52.064, de 20 de junho de 1969, pelo governador Roberto Costa de Abreu Sodré.

O Conselho Estadual de Honrarias e Mérito, ligado à Secretaria da Casa Civil, é o órgão responsável pela análise, proposição e aprovação da homenagem, e sempre leva em consideração o trabalho realizado em prol da coletividade do povo brasileiro e paulista.