Em conferência com Ministro da Saúde, SP reforça pedido à habilitação de leitos de UTI

Equipamento e insumos para ampliação de testes e EPIs para trabalhadores da saúde também estão entre as grandes urgências

qui, 30/04/2020 - 14h55 | Do Portal do Governo

Coletiva de Imprensa sobre o combate ao Coronavírus 30/04/2020

resumo em 3 tópicos

  • Encontro virtual foi para apresentar as diretrizes do Governo Federal diante da crise e as necessidades prioritárias do Governo de São Paulo
  • Leitos e equipamentos estão entre as grandes urgências, além de recebimento em espécie
  • Ainda durante a reunião, foi reforçado o pedido do Estado para a necessidade de 4 milhões de testes rápidos

O Governador João Doria realizou uma videoconferência, na manhã desta quinta-feira (30), com o Ministro da Saúde, Nelson Teich. Foi a primeira reunião do Ministério da Saúde com os governos estaduais.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

O encontro virtual foi para apresentar as diretrizes do Governo Federal diante da crise e as necessidades prioritárias do Governo de São Paulo para o enfrentamento da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. Participaram também o Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, David Uip; o Secretário da Saúde, José Henrique Germann; e os demais Governadores do Sudeste.

“A velocidade e agilidade no fornecimento desses materiais e equipamentos significa salvar vidas. Quanto mais rápidos agirmos, mais vidas serão salvas”, salientou Doria.

Urgências

Leitos e equipamentos estão entre as grandes urgências, além de recebimento em espécie. José Henrique Germann destacou que foi solicitada a habilitação de 2.783 novos leitos de UTI, tendo sido liberados até agora 734, tendo ainda a necessidade de outros 2.049 leitos.

“Essa habilitação, obviamente, é imprescindível e significa um repasse financeiro do Ministério à Secretaria de Estado de um valor um pouco superior a R$ 292 milhões. Isso cobre a demanda do credenciamento e a habilitação desses leitos”, ressaltou o infectologista David Uip, durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (30).

Ainda durante o encontro, foi reforçado o pedido do Estado para a necessidade de 4 milhões de testes rápidos, 20 milhões de insumos para coleta do exame PCR (como tubos de ensaio), 4,2 milhões de EPIs (como máscaras e aventais), R$ 2,6 milhões que estão em atraso para compra de medicamentos para tratamento de pacientes da enfermidade, 1,6 mil carros monitores e 100 respiradores para o Hospital das Clinicas, que já tem os leitos em uma unidade completa dedicada ao tratamento da doença.