Em Bauru, governador entrega reforma da Maternidade Santa Isabel

Com investimento de R$ 25 milhões, equipamento que é referência estadual na região foi totalmente ampliado e modernizado

seg, 26/02/2018 - 18h47 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira (26) as obras da Maternidade Santa Isabel, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, no município de Bauru, que passou por uma grande reforma de modernização e ampliação.

Com investimento total de R$ 25 milhões, a obra abrangeu a reforma do prédio já existente e a construção de um anexo, totalizando uma área superior a 4 mil m² totalmente reformulada, permitindo a reorganização de setores e maior conforto no atendimento.

“Todos esses investimentos estão consolidando Bauru como um grande centro de atendimento na área da saúde, impulsionando, também, a geração de novos empregos”, destacou o governador Alckmin durante a cerimônia.

A unidade, que é referência em partos de alto risco e cirurgias ginecológicas para a região de Bauru, teve seu número de leitos ampliado em 38%, com a inclusão de 27 novas vagas em diversos setores, que serão ativados gradativamente.

Agora, o serviço terá um total 98 leitos nas alas de pré-parto, alojamento conjunto, clínica obstétrica, clínica cirúrgica, UTI Neonatal, Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e observação.

A UTI Neonatal foi ampliada em 70%, passando a contar agora com 17 leitos, dos quais um de isolamento. Também há oito novos leitos de alojamento conjunto e clínica obstétrica, totalizando 50 no setor.

Houve ainda ampliação de nove leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), o que representa aumento de 81% da capacidade instalada. Além disso, foram implantados três novos leitos específicos para observação.

O anexo recém-construído abriga novos setores de pronto-atendimento, centro cirúrgico com quatro salas, cinco leitos de recuperação pós-anestésica, cozinha e refeitório. Além disso, o prédio abriga uma Central de Condicionamento de Ar para toda a maternidade, reservatório de água e uma nova Central de Material Esterilizado, com equipamentos modernos que permitem a esterilização de materiais com uma bomba seca, impactando positivamente na economia de água.

O prédio principal teve todas suas alas reformadas e modernizadas, entre elas, o centro cirúrgico obstétrico, centro de parto normal, centro de neonatologia, sala de ultrassonografia, internações e as salas de administrativo e serviços gerais.

Também houve substituição dos sistemas de abastecimento de água e energia elétrica, modernização e instalação do sistema de ar condicionado nas áreas vitais ao serviço, como Centro Obstétrico, UTI, Centro de Parto Normal, Métodos Gráficos e demais áreas pertinentes e a instalação de quatro novos elevadores para macas, que garantem maior acessibilidade.

A Maternidade Santa Isabel realiza, por mês, aproximadamente 300 partos, 1.600 consultas no pronto-atendimento, cerca de 500 internações, 270 consultas ambulatoriais e mais de 650 exames. Desde 2012, o balanço total de atendimentos cresceu 169%, passando de 15.459 para 41.650 em 2017.

Videocurso para gestantes

Com o objetivo de ampliar o acesso de gestantes a informações básicas sobre as temáticas que envolvem o universo da gestação, a Maternidade Santa Isabel acaba de lançar um videocurso. São quatro vídeos que abordam informações sobre a gestação, o parto, o puerpério (pós-parto) e cuidados gerais com o bebê.

Uma cartilha em PDF complementa o material de forma bem didática, detalhando os quatro temas abordados no audiovisual. Os vídeos podem ser assistidos no site da Maternidade (www.msi.famesp.org.br) e a cartilha está disponível no mesmo canal para download.

Mensalmente, a unidade hospitalar oferece um curso presencial para gestantes e um acompanhante, com 30 vagas por turma, em 12 edições por ano. Agora, com essa alternativa digital, a unidade visa alcançar um maior número de participantes.