Em 3 meses, CPS implantou Fatec Matão e novos programas em SP

Parceria com Desenvolvimento Econômico ofereceu mais qualificação; para 2020, novas vagas serão abertas no ensino integrado

sex, 19/04/2019 - 19h31 | Do Portal do Governo

Cem dias depois do início do ano, o Centro Paula Souza (CPS) computa várias conquistas no âmbito do ensino profissional, com destaque para o lançamento do programa Novotec, a criação de mais uma Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) e o início de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) para oferta de cursos na área de economia criativa.

Já em fevereiro, o Governador João Doria assinou decreto de criação da Fatec Matão, a 73ª do Estado. Com a proposta de atender às demandas do arranjo produtivo local, a unidade iniciou as atividades com o curso superior de Análise de Processos Agroindustriais. A demanda no Vestibular para o primeiro semestre de 2019 registrou 5,05 candidatos por vaga, o que demonstra o interesse da comunidade pelo curso.

Na parceria para a implantação da unidade, coube à Prefeitura de Matão as obras de reforma e adequação no prédio da Fatec. O Estado ficou responsável pela compra de mobiliário e equipamentos e o Centro Paula Souza, pela elaboração do projeto pedagógico do curso, acompanhamento do processo seletivo e contratação de professores.

Novotec

Um importante programa foi lançado em março para implantar as diretrizes do Novo Ensino Médio no Estado, o Novotec, em parceria com a SDE. O objetivo é oferecer o itinerário de formação técnica e profissional nas Etecs e nas escolas da rede estadual. Hoje, o CPS tem cerca de 60 mil alunos matriculados no ensino integrado das Etecs. Pelo Novotec, pretende triplicar esse número, chegando a 180 mil matrículas em 2022.

O Novotec prevê que o estudante obtenha dois diplomas ao final dos três anos de curso: um pelo Ensino Médio e outro pelo Técnico. Com cinco horas diárias de aulas, atende a uma demanda de parte dos alunos que deseja estudar em um período e estagiar em outro. As aulas do programa serão ministradas em espaços existentes nas unidades do CPS e nas escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

São Paulo Criativo

Outra parceria importante com a SDE é o São Paulo Criativo, que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional em diversas áreas relacionadas à economia criativa, como Design de Moda, Grafite, Food Styling, Mídias Sociais e outros. Os cursos são oferecidos em seis municípios: Campinas, Capital, Presidente Prudente, Santos, São Bernardo do Campo e São Vicente.

O São Paulo Criativo promove a qualificação e formação profissional com foco no desenvolvimento da criatividade de forma inovadora e empreendedora, com objetivo de contribuir para a geração de emprego e renda nas áreas de moda, design, artes, gastronomia e marketing digital. São realizados em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e o CPS.