Educação: Saiba como retirar documentos na rede estadual

Confira orientações sobre a retirada de histórico escolar e publicação de concluintes para quem estudou na rede estadual

seg, 27/02/2017 - 13h48 | Do Portal do Governo

Com a chegada do novo ano letivo, muitos jovens e adultos que querem voltar a estudar em universidades ou ingressar em uma nova oportunidade de emprego, e para isso precisam solicitar a documentação de comprovação dos estudos, como o histórico escolar e a publicação de concluinte. Se você estudou na rede estadual, saiba como retirar esses documentos:

Histórico Escolar
O documento é fornecido quando os alunos concluem os estudos. Os ex-alunos que desejam solicitar a segunda via devem se dirigir à secretaria da unidade escolar onde concluíram o curso. A retirada é realizada no mesmo local.

Se a unidade escolar em que o aluno estudou não estiver mais funcionando, os interessados devem se dirigir à diretoria de ensino à qual a escola era vinculada. É possível consultar as diretorias de ensino da rede estadual aqui ou por meio da Central de Atendimento da Educação no 0800 77 000 12.

Os alunos que concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em outros Estados devem entrar em contato com o estabelecimento em que estudaram ou com a Secretaria da Educação do Estado onde terminaram o curso.

Publicação no GDAE, Lauda de Concluintes e Visto Confere
A publicação dos nomes dos alunos concluintes do Ensino Fundamental e Ensino Médio é informatizada. Todos os alunos que se formaram a partir do ano de 2001 podem consultar a publicação por meio do sistema GDAE. Consulte aqui a publicação de concluinte.

Para os alunos que concluíram os estudos entre os anos de 1981 a 2000, a publicação foi feita em suplemento do Diário Oficial do Estado. A cópia da lauda de concluinte pode ser solicitada no Núcleo de Vida Escolar da diretoria de ensino vinculada à escola de conclusão. Confira aqui as diretorias de ensino.

Os alunos que concluíram os estudos e tiveram a documentação expedida antes de 1981, quando a lauda de concluintes ainda não foi publicada ou em casos de dúvidas quanto à autenticidade do documento, também devem entrar em contato com o Núcleo de Vida Escolar da diretoria de ensino mais próxima da escola onde estudou. O Visto Confere para a confirmação da autenticidade do documento será carimbado e assinado pelo supervisor de ensino, no histórico escolar original.