Documentos são os itens mais esquecidos na CPTM

Central de Achados e Perdidos da Companhia contabilizou 36.956 documentos somente nos primeiros 7 meses deste ano

seg, 02/09/2019 - 16h31 | Do Portal do Governo

Diariamente chegam à Central de Achados e Perdidos da CPTM inúmeros objetos. Todos os itens passam por uma triagem, onde são separados objetos, valores e documentos que possam indicar alguma forma de contato com o proprietário, seja por telefone, carta ou e-mail. Após isso, eles são cadastrados e guardados.

Os documentos pessoais figuram entre os itens que os passageiros mais perdem. Nos primeiros sete meses desse ano, dos 52.425 objetos recebidos na Central, 36.956 eram documentos de passageiros. A Linha 9-Esmeralda foi a campeã com 9.983 documentos esquecidos.

A vice-liderança é ocupada pela Linha 8-Diamante com 7.461 documentos. Na sequência vem as linhas 12-Safira com 6.163 documentos, 11-Coral com 5.169, 10-Turquesa com 3.836, 7-Rubi com 3.669 e a jovem 13-Jade com 675 documentos.

Já as estações onde os passageiros mais perderam documentos, nos primeiros sete meses deste ano, foram: Palmeiras-Barra Funda, Brás, Luz, Guaianases, Osasco, Tatuapé e Santo André.

Os objetos esquecidos no sistema seguem o mesmo ranking dos documentos registrados nas linhas. A diferença está no número, que é bem menor: 15.469 itens. Entretanto, o trabalho é muito mais difícil. A tarefa investigativa envolve cruzamento de informações, por meio de sites e bancos de dados diversos, visando à identificação de um possível contato do proprietário. A equipe que trabalha na Central realiza uma pesquisa minuciosa a partir de indícios nem sempre evidentes.

O cruzamento de dados com sites de pesquisa, redes sociais, cadastro de usuário da CPTM e outros sistemas de transporte são algumas das etapas do processo de busca da identificação. Consultas ao Diário Oficial, contato com organizações, instituições e pessoas que podem servir de intermediários também fazem parte desse processo de rastreamento.

 Após 60 dias, os objetos que não foram retirados por seus donos são encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (FUSSESP). Os documentos pessoais, como RG, são devolvidos aos órgãos expedidores. Já os cartões bancários são destruídos.

A Central de Achados e Perdidos da CPTM fica na Estação Palmeiras-Barra Funda e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. O contato também pode ser feito pelo telefone 0800-055-0121. Assim o passageiro pode ligar e registrar a perda. Se os documentos ou objetos forem encontrados, a CPTM contatará o passageiro.

Confira o ranking abaixo:

Ranking de Itens recebidos / Linhas de 01/01/2019 a 31/07/2019

Classificação

2019

Objetos Documentos

TOTAL

1º. Lugar Linha 9-Esmeralda

4.167

9.983

14.150

2º. Lugar Linha 8-Diamante

2.422

7.461

9.883

3º. Lugar Linha 12-Safira

3.144

6.163

9.307

4º. Lugar Linha 11-Coral

2.855

5.169

8.024

5º. Lugar Linha 10-Turquesa

1.228

3.836

5.064

6º. Lugar Linha 7-Rubi

1.071

3.669

4.740

7º. Lugar Linha 13-Jade

582

675

1.257

 Total

15.469

36.956

52.425

 

Ranking de Itens recebidos / Estações de 01/01/2019 a 31/07/2019

Classificação

Nome da Estação

Objetos Documentos

TOTAL

1º. Lugar Palmeiras-Barra Funda

1.123

2.822

3.945

2º. Lugar Brás

1.290

2.480

3.770

3º. Lugar Luz

1.376

2.182

3.558

4º. Lugar Guaianases

1.275

1.540

2.815

5º. Lugar Osasco

272

1.188

1.460

6º. Lugar Tatuapé

431

784

1.215

7º. Lugar Santo André

184

902

1.086

 Total  

5.951

11.898

17.849