Doações de cabelos ajudam na recuperação e autoestima

Veja onde e como fazer sua doação no Estado de São Paulo; são aceitos todos os tipos de cabelos com mais de 15 centímetros

qua, 13/12/2017 - 16h02 | Do Portal do Governo

A autoestima e o cabelo estão intimamente ligados, ainda mais para o mundo feminino. Quem está em tratamento de câncer convive diariamente com a queda dos fios. Esse momento delicado do tratamento pode ser aliviado com um simples gesto de doação de cabelo.

Em São Paulo, existem vários bancos de perucas que recebem as doações das mechas e repassam para as entidades já em forma de peruca.

A Escola de Beleza, do Fundo Social de Solidariedade, criou o curso “Prótese Capilar e Megahair”. Os alunos fazem perucas para serem doadas às pacientes em tratamento do Icesp (Instituto do Câncer de São Paulo).

O Instituto também recebe as doações das mechas de cabelo. Para fazer a doação é necessário alguns cuidados básicos, pois o cabelo deve estar limpo e seco. Ao avisar o cabeleireiro da sua intenção de doar, o mesmo deve prender com elástico.

Todos os cabelos são aceitos, enrolados, lisos, encaracolados, crespos, tingidos ou naturais. A única restrição é em relação ao tamanho do fio, que deve ter no mínimo 15 centímetros de comprimento.

A autoestima é fundamental para as pacientes em recuperação. O custo de uma peruca de cabelo natural custa até R$ 3 mil, e por isso as doações são muito bem vindas. Você também pode fazer sua doação enviando as mechas pelos correios.

Clique nos links para ver onde doar par o Icesp, para o Fundo Social de Solidariedade e para o Hospital Pérola Byington.