Diretoria de Ensino de Bauru promove debate sobre Consciência Negra

Evento pretende discutir como os professores podem continuar engajando os alunos para o aprimoramento da educação étnico-racial

ter, 15/12/2020 - 10h03 | Do Portal do Governo

A Diretoria de Ensino de Bauru promove a partir desta terça-feira (15), às 19h, a I Culminância: Reflexões sobre a Consciência Negra voltada para a comunidade negra. O evento pretende discutir como os professores podem continuar engajando os alunos nesta temática, visando o aprimoramento da educação étnico-racial.

Na quarta-feira (16), às 9h, a reunião será realizada com a participação de seis escolas da região que vão apresentar os melhores trabalhos realizados durante o mês da consciência negra. As reuniões serão realizadas por videoconferência.

O objetivo da culminância é refletir sobre as práticas realizadas pelos professores e alunos, sempre com foco do protagonismo estudantil. No primeiro dia de reunião participarão o Conselho Municipal da Comunidade Negra e a Comissão de Igualdade Racial da OAB de Bauru.

Entre os trabalhos que serão apresentados pelos alunos, está o vídeo foi feito pelos alunos da E.E. Eduardo Velho Filho, que também foi apresentado no Festival Afro Minuto com o projeto Africanidades.

O trabalho consistiu em ressaltar a beleza dos alunos negros, ressignificando suas histórias e apresentando frases de personalidades negras.

“Essa será a oportunidade de os alunos trocarem experiências sobre os processos criativos. Assim podemos continuar nesse engajamento por meio do conhecimento”, afirmou a professora coordenadora de história Juliana Kick, uma das organizadoras do evento.