Diretores de presídios recebem treinamento para manuseio de armas

Ação tem como meta melhorar os procedimentos de segurança nas unidades prisionais

qui, 02/01/2020 - 11h39 | Do Portal do Governo

Diretores de unidades prisionais da região noroeste do Estado de São Paulo fizeram treinamento para manuseio de armas e técnicas de tiro. O curso aconteceu no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) III “Professor Noé Azevedo”, de Bauru, em dezembro de 2019. O 1º Workshop de Material Bélico teve como objetivo melhorar e aperfeiçoar os procedimentos de segurança nos presídios como, por exemplo, o armazenamento e transporte adequados de armamento.

Os participantes também aprenderam as principais regras de segurança, como conduta em estande, acidentes de tiros, entre outras. O treinamento foi realizado com vários modelos de armamento, como revólver calibre 38, pistolas e carabina ponto 40, além de espingarda calibre 12.

“É dever do diretor de presídio conhecer tudo o que for relacionado ao material bélico utilizado na unidade prisional, porque é ele quem orienta os centros de escolta e fiscaliza as atividades desenvolvidas. O curso proporciona condições favoráveis para essa orientação e fiscalização”, justificou o diretor do Graevp, Olavo Rocha. “O objetivo é justamente apresentar o material bélico, seu funcionamento e emprego. Por fim, expor as noções de legislação de armas e munições vigentes”, destacou.

Para o coordenador das unidades prisionais da Região Noroeste do Estado, Carlos Alberto Ferreira de Souza, o dia de treinamento possibilitou aos diretores de presídios uma troca de experiências e de ideias. “E isso surte um ótimo efeito. Muitas vezes, as soluções de problemas já ocorreram em outras unidades. O colega do lado pode ter essa solução e a gente nem sabe. Quando é possível ter essa oportunidade durante a rotina de trabalho? Não dá, por conta das demandas e correria do dia a dia”, apontou.