Direção Segura autua 188 motoristas em oito cidades no fim de semana

Blitzes da Lei Seca realizadas entre a noite de sexta-feira (24) e domingo (26) tiveram 2.483 testes do bafômetro aplicados

qua, 29/03/2017 - 13h03 | Do Portal do Governo
DownloadBlitzes de fiscalização da Lei Seca foram realizadas entre a noite de sexta-feira (24) e domingo (26)
Blitzes de fiscalização da Lei Seca foram realizadas entre a noite de sexta-feira (24) e domingo (26)

O Programa Direção Segura busca prevenir e reduzir o número de acidentes no trânsito causados pelo consumo de álcool. Entre a noite da última sexta-feira (24) e domingo (26), os agentes saíram às ruas e autuaram 188 pessoas.

As blitzes foram realizadas nas cidades de Bauru, Botucatu, Cajamar, Campos do Jordão, Jardinópolis, Mirassol, Valinhos e São Paulo. Ao todo, foram aplicados 2.483 testes do etilômetro, popularmente conhecido como teste do bafômetro.

Pela Lei Seca foram multados 80 condutores, que por estarem embriagados ao volante terão que pagar multa de R$ 2.934,70. Os infratores também responderão a processo administrativo no Detran.SP e terão suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Outros 108 motoristas foram autuados por recusa ao teste do bafômetro e receberão as mesmas penalidades indicadas acima.

Do total dos 188 condutores autuados, 15, além da multa e da suspensão, responderão na Justiça por crime de trânsito. Estes apresentaram índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Foi o que constatou o etilômetro ou a embriaguez foi atestada por exame clínico do médico perito. Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca. Vale lembrar que a Lei é conhecida como “tolerância zero”.

Ação integrada
Lançado no Carnaval de 2013, o Programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Pela Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.