Dia do Trabalho: SERT abre caminhos para a conquista do emprego

São muitas as opções de programas para jovens que buscam o primeiro trabalho e adultos que desejam recolocação profissional

seg, 01/05/2017 - 8h28 | Do Portal do Governo

Edson Lopes Jr

Ajudar as pessoas a se inserir no mercado de trabalho ou a reencontrar o caminho do emprego. Essa é umas das atribuições da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado, a SERT, que oferece diferentes programas com esse objetivo. Confira.

O Emprega São Paulo/Mais Emprego faz a intermediação de mão de obra entre os pretendentes ao emprego e empresas cadastradas. De 2008 a março deste ano, o programa encaminhou ao mercado de trabalho, 1.021.301 pessoas. Confira aqui como se inscrever às vagas em aberto.

A SERT desenvolve o Padef (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência). De 1997 a 2016, o programa já conseguiu empregar 17. 660 pessoas com deficiência.

Alunos das escolas técnicas (Etec) do Centro Paula Souza, maiores de 14 e menores de 21, podem contar com o apoio do programa Aprendiz Paulista para experiências de trabalho em empresas que se cadastram para receber os jovens. De 2009 a 2017, o programa conseguiu vagas para 7.276 estudantes.

Oportunidades de recomeço para egressos do sistema penitenciário e adolescentes que cumprem medidas sócio-educativas são ofertadas pelo programa Pré-Egresso. As vagas são oferecidas por empresas que se cadastram no site da SERT.

já o Time do Emprego orienta o candidato que pretende ingressar no mercado de trabalho, com informações sobre como elaborar um currículo profissional ou a como se comportar em uma entrevista de trabalho. Os participantes se reúnem em grupos com a participação de monitores e utilização de técnicas de motivação, baseadas em metodologia canadense. Desde o seu início em 2006 até março de 2017, participaram do programa 65.911 pessoas.

A SERT oferece ainda para desempregados na faixa etária entre os 30 e 50 anos, de baixa escolaridade, que encontram dificuldades para conseguir emprego, diversos cursos de qualificação profissional por intermédio do Programa Estadual de Qualificação Profissional, o PEQ.

Uma boa dica para quem procura emprego é comparecer a um dos Postos de Atendimento do Trabalhador (PAT). O programa implantado em 1994 tem uma rede estadual dividida em 21 centros regionais e possui 262 unidades em todo o Estado, incluindo os postos do Poupatempo (confira aqui a localização do PAT mais próximo de sua residência).

O PAT concentra todos os programas de intermediação de mão de obra da SERT, e também presta serviços de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e de recebimento de pedidos do Seguro Desemprego.