#DiaMundialdaÁgua: Programa Nascentes restitui as matas ciliares

Conservar a vegetação que protege as bacias hidrográficas é fundamental para a garantia de abastecimento dos municípios

ter, 21/03/2017 - 16h30 | Do Portal do Governo

A vegetação que cobre as margens de rios, represas e lagos é chamada de mata ciliar. Garantir a sua conservação é fundamental para preservar a quantidade e qualidade das águas que abastecem as cidades.

A mata ciliar filtra a poluição e evita desabamentos e o depósito de sedimentos nas bacias hidrográficas, que podem comprometer o abastecimento. O desmatamento e a construção de moradias irregulares compromete a conservação das áreas de mananciais.

O Programa Nascentes do Governo do Estado tem como finalidade a proteção dos recursos hídricos nesses locais. Conta com a participação de 12 secretarias estaduais e de especialistas para orientar e desenvolver projetos de restauração da vegetação nativa (acesse aqui a relação de projetos disponíveis).

Participam posseiros e produtores interessados em  desenvolver projetos de restauração em suas propriedades, organizações não governamentais e empresas de restauração, escolas públicas e privadas, prefeituras municipais e Governo do Estado (confira qual o papel de cada um desses agentes).

Voluntários
Em quase dois anos de programa, estão em processo de restauração 3.954 hectares, em áreas prioritárias de 80 municípios do Estado, o equivalente a mais de 6,5 milhões de mudas restauradas ou 5.537 campos de futebol. Há ainda 13 projetos prontos para contratação e mais de 119 mil hectares disponíveis para restauração.

O programa aceita voluntários que queiram desenvolver projetos de restauração, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, Os projetos apresentados são avaliados por um comitê gestor.

Recebem o Selo Nascentes (certificado do programa), os projetos voluntários que restaurem pelo menos 10 hectares ou que para cumprimento de obrigações legais como programas de compensação acrescentem 10 hectares a mais ou realizem o dobro da restauração exigida.

Clique aqui para mais informações e para cadastrar o seu projeto de restauração.

#DiaMundialdaÁgua